Cidades do RSGeralRio Grande do Sul

Pelotas instala câmeras de vídeo no Parque da Baronesa

Pelotas instalou nove câmeras de videomonitoramento no Parque da Baronesa, no Areal. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura, a partir das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA) e de Cultura (Secult), com o objetivo proporcionar mais segurança para quem visita o local e para proteger o prédio histórico de ações de vandalismo e invasões.

A instalação foi feita pela empresa de tecnologia Proinfo e teve custo total de R$ 12,2 mil. Além das câmeras, parte da fachada do Parque também ganhará cercamento na próxima semana.

Todo acompanhamento em vídeo e o armazenamento das imagens será feito pelo Centro Integrado de Operações Municipais (CIOM) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A Guarda Municipal também faz a segurança do Parque, a partir de dispositivos móveis e de patrulhamento. As orientações para instalação e a validação do processo ficaram a cargo da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel).

O Plano de Segurança foi confeccionado pela SSP, através da diretoria de Tecnologia, em parceria com a equipe da SQA, que tem sua sede localizada na Baronesa.

Cercamento

Uma parte da fachada do Parque, próxima à entrada principal, receberá, na próxima semana, cercamento e portão. O espaço fica situado na avenida Domingos de Almeida, tem aproximadamente 160 metros e será inteiramente protegido. O custo total da proteção será de R$ 28 mil, pago como medida compensatória de processo de Licenciamento Ambiental por um empreendimento da cidade.

Todas as intervenções foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de uma área tombada em nível Federal.

Botão Voltar ao topo