EmpregoEventosNotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

MIND7 STARTUP 2021 anuncia vencedores das batalhas de startups

Festival de inovação e empreendedorismo digital ganhou apelo sustentável com uso de caixas plásticas nos estandes da feira de negócios e em outras estruturas do evento

O Mind7 Startup já tem data para acontecer em 2022: será nos dias 1º e 2 de setembro, em Caxias do Sul/RS. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, durante o Mind7 Startup 2021, que também teve como ponto alto a divulgação das startups premiadas nos concursos e batalhas. A startup Abbiamo – focada na experiência do consumidor por meio da logística – foi a vencedora da Batalha das Startups, realizada pelo Instituto Hélice e pela aceleradora Ventiur, que elegeu a melhor ideia para resolver problemas reais e relevantes tendo um modelo de negócio inovador. Ela recebeu um aporte inicial de R$ 200 mil, que pode chegar a R$ 1 milhão nos próximos meses. “Entregamos emoções”, define o slogan da empresa. As outras duas finalistas foram as startups Hyggia e CashTF. A batalha reuniu empreendedores digitais na disputa por um investimento milionário. Participaram da bancada de jurados os investidores Anderson Diehl (Angel Investors Club), Sandro Cortezia (Ventiur), Thomas Job Antunes (Instituto Hélice) e Leandro Teixeira (Criatec).

Nesta sexta-feira também foram conhecidas as startups vencedoras do Desafio Sebrae Like a Boss, tradicional concurso de startups realizado pelo Sebrae em todo o país. O primeiro lugar também ficou a Abbiamo, o segundo com a Criação.CC e o terceiro com a Inova Pictor.
Jovem Talento Empreendedor

Diori Lovatto Ricaldi foi escolhido para receber a placa de menção honrosa do Prêmio Jovem Talento Empreendedor 2022, concedido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, da Prefeitura de Caxias do Sul. Ricaldi é fundador das startups Canvas360, Viaturo e Pilotum. Foi coordenador do Acelera Serra e um dos mentores e organizadores da primeira edição do Mind7 Startup.

“Isso reflete 10 anos de muito trabalho, com o propósito de ajudar a construir um ecossistema de inovação, tecnologia e startups em Caxias do Sul. Hoje, temos esse ecossistema. Quando começamos, tivemos que explicar o que era uma startup”, contou. “A nova economia fará com que a Serra Gaúcha seja expoente nacional de empreendedorismo, investimento e inovação. Essas empresas são as que vão gerar trabalho, renda, ISS e qualidade de vida, porque pensam diferente. Pensam no bem-estar, no propósito, no bem de todos. As startups resolvem os problemas da sociedade”, destacou o homenageado.

Ainda foram premiados os empreendedores Fabiana Sirtoli (La Casa Nostra), da categoria Agronegócio; Guilherme Saraiva (Voltatec Energia), da categoria Comércio; Eron Rodrigues (Nova Marcenaria), da categoria Indústria; Marlon Indicatti Vargas (Barber Dog Pet Style), da categoria Serviços; e Pedro Guerra (PWX Studio), da categoria Voto Popular.

Durante a entrega do prêmio, a Prefeitura de Caxias do Sul assinou um termo de parceria em apoio à candidatura de Porto Alegre como sede do evento Web Summit 2022, conferência de tecnologia realizada anualmente desde 2009. Trata-se de um dos maiores eventos mundiais do segmento, que poderá ter sua primeira realização na América Latina na capital gaúcha.

| Fotos: Liliane Giordano / Divulgação Mind7

Apelo sustentável

Além de conectar startups com aceleradoras e fundos de investimentos, disseminar a cultura da inovação e fomentar o ecossistema da Serra Gaúcha, o Mind7 Startup buscou levar uma mensagem sustentável e preocupada com o futuro do planeta ao público participante. Toda a Feira de Negócios, com a presença de mais de 40 startups e 11 aceleradoras e fundos, foi projetada com caixas plásticas recicláveis. Foram 244 caixas nos estandes da Feira, mais de 400 caixas em outras estruturas do evento e 60 caixas verdes utilizadas na ilha de descompressão. As caixas são injetadas em PEAD, polímero de alta densidade, material sem aditivos químicos e reciclado, que já passou por processo de beneficiamento.

Após o evento elas irão para novo processo de reciclagem, com o objetivo de disseminar a importância da retirada do plástico do meio ambiente. As caixas são produzidas e fornecidas pela caxiense D´Zainer, parceira do Mind7 nesta edição do evento.

Reflexões, experiências e conhecimentos

Uma das palestras mais esperadas foi a de Edson Matsuo, do conselho administrativo da Grendene e patrocinador do Bergamotta Labs. Ele propôs uma atividade diferenciada, colhendo perguntas sobre o propósito de cada startup para a transformação de mindset (forma de pensar). Ao final do evento, Matsuo reuniu as perguntas em um software, a fim de gerar um briefing a partir das questões dos participantes.

CEO da Privacy Tools e da Maven, Aline Deparis contou ao público sua experiência no empreendedorismo, relatando passagens de superação de desafios e de busca por novas oportunidades. “Podemos ser o que quisermos, basta acreditar e não ter medo de começar pequeno”, indicou.

Bruna Losada, especialista em finanças para startups, deu sugestões e explicações para os empresários inovadores, mostrando a diferença entre a velha economia, focada em produtos, e a nova, focada em serviços. “As startups podem errar na zona do desconhecido, na inovação, mas não no básico da gestão. Há uma baixa tolerância a esses erros por conta dos investimentos”, salientou.

Gustavo Saiago, gerente de Experiência do Cliente do Nubank, demonstrou como o banco trabalha com cultura focada em customer centric, ou seja, ter o cliente no centro do negócio. Saiago apresentou oito engrenagens da excelência operacional: gestão de pessoas, governança e estrutura organizacional, estratégia e planejamento, gestão operacional, plataformas, sistemas e inteligência artificial, gestão de clima e gestão de processos.

O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb

Já o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, palestrou sobre as novas oportunidades que a inteligência artificial trará ao mundo dos negócios. “Nos anos 60, houve uma corrida espacial à lua. Estamos vivendo novamente uma disputa, mas para ver quem dominará a inteligência artificial. Em ambos os casos, isso representa destaque econômico”, contou o secretário.

A programação de conteúdo contou ainda com a apresentação de cases de sucesso, painéis e formações sobre o sucesso de empresas e a criação de mentalidade empreendedora.

Sobre o Mind7 Startup 2021
Previsto inicialmente para ocorrer em maio de 2021, a organização decidiu transferir a realização do evento presencial para novembro. A iniciativa não tem fins lucrativos e é organizada por voluntários da associação Acelera Serra. O Mind7 Startup reúne palestrantes, startups, aceleradoras, fundos de investimento e empresas inovadoras do Estado e de todo Brasil em uma imersão no universo da inovação, das startups, da tecnologia e da nova economia. Inscrições e informações no site oficial do evento www.mind7startup.com.br e nas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin, pelo @mind7startup.
O Mind7 Startup 2021 tem patrocínio de Instituto Hélice, SKA, Badesul, ZNA, Marcopolo, Unimed Nordeste, Bergamota Labs e CDL Caxias. Apoio institucional de AGS, Habit, Microempa, Trino Polo e Centro Empresarial de Flores da Cunha; parceria estratégica de SebraeX, V4 Company e Agência Zen; Grupo RBS como media partner; e Batuca como agência oficial.

Botão Voltar ao topo