Rio Grande do Sul

Apenadas do Presídio Feminino de Lajeado fazem exposição de arte

As apenadas do Presídio Estadual Feminino de Lajeado irão expor seus trabalhos artesanais, pela primeira vez, na Casa de Cultura da cidade. A cerimônia de abertura da exposição “Artesanatos da Equipe Arte”, será nesta terça-feira (16), às 9h30. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 30 de novembro.

A Equipe Arte é composta por mulheres privadas de liberdade que buscam por meio da confecção de amigurumis, uma técnica japonesa para criar bonecos feitos de crochê ou tricô, trabalhar o emocional e as relações interpessoais durante o cumprimento de pena, servindo também como uma possibilidade de renda.

Conforme Rita Antochevis, diretora do presídio, a técnica de amigurumis começou a ser produzida no presídio por meio da troca de conhecimento entre as mulheres.

– A partir da divulgação das peças confeccionadas e parcerias com voluntários que acreditam no trabalho prisional, este trabalho ganhou uma grande visibilidade social, e esta visibilidade nos oportunizou este espaço de exposição na Casa de Cultura. É uma grande conquista para o trabalho prisional e motivo de orgulho pelo reconhecimento do esforço desta equipe, desmistificando rótulos sociais – disse Rita.

Botão Voltar ao topo