Cidades do RSEventosNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas inicia 8ª Quinzena do Pêssego dia 26 de novembro

A 8ª Quinzena do Pêssego de Pelotas acontece de 26 de novembro a 11 de dezembro com diversos pontos de comercialização da fruta no Centro e em bairros da cidade.

A Feira Municipal do Pêssego, com a fruta in natura e derivados da produção artesanal da colônia, como cucas, suco, geleia, pessegada e outros, terá bancas no Centro, no Largo do Mercado Central, e nos bairros Laranjal, Porto, Fragata, Três Vendas e Areal.

Nos próximos dias, as instituições que estão juntas na organização da Feira vão se reunir para definir as datas da instalação das bancas, entre o dia 26 deste mês e 11 de dezembro, nos pontos dos bairros.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal com organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Emater, participação da Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas, Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, e apoio do Sicredi.

Safra

Para este ano, segundo a SDR, a safra deverá se equivaler à de 2020, com a produção, na zona rural de Pelotas, de 30 mil toneladas (30 milhões de quilos) e, junto com a região, de 45 mil toneladas. A colheita local proporciona a industrialização de 30 milhões de latas de compota.

A colônia de Pelotas conta com 605 famílias produtoras de pêssego em 3 mil hectares plantados. A Prefeitura fomenta a tradicional cultura, com a parceria da Emater, levando tecnologia ao campo, e da Embrapa, gerando pesquisa.

No município, é adotado sistema de controle de pragas, visando à redução do uso de agrotóxicos. A Prefeitura ainda mantém a infraestrutura para o transporte da produção – no momento, todo o maquinário da Secretaria está concentrado nas áreas produtoras de pêssego, desenvolvendo atividades de manutenção das estradas.

Botão Voltar ao topo