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Cresce número de novas empresas em Passo Fundo

Entre os meses de janeiro e outubro, 4.348 pedidos de alvará foram protocolados no município

Ações de desburocratização dos processos administrativos da Prefeitura, iniciativas como as duas edições do Café com Emprego e mutirões para liberação de obras da construção civil estão entre os fatores apontados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) como responsáveis pelo número de solicitações de novos alvarás em Passo Fundo. O indicador, explica o secretário da pasta, Diorges Oliveira, é uma das ferramentas utilizadas pelo Município para analisar o potencial de retomada e crescimento da economia local.

De acordo com Oliveira, entre os meses de janeiro a outubro de 2021 a Prefeitura recebeu 4.348 protocolos de alvarás, sendo 2.585 solicitações de novas empresas e 1.783 pedidos para alterações em alvarás já existentes. “São números bastante importantes, porque revelam que os esforços da Administração em trabalhar a retomada econômica do município, sobretudo com as ações concentradas pelo Acelera Passo Fundo, estão surtindo os efeitos esperados”, argumentou o secretário.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, que tem reforçado a necessidade de se construir iniciativas que estimulem a geração de emprego e renda, destacou que os eixos do programa Acelera Passo Fundo – lançado em janeiro – capilarizam a economia e fomentam os diferentes setores produtivos. “O número de solicitações de novos alvarás é um indicador útil para comprovar que há otimismo do empresariado em investir em Passo Fundo. A Prefeitura tem sido parceira destas iniciativas e atuado em diferentes frentes”, declarou ele, salientando que projetos como o Café com Emprego cumprem também este papel.

Ainda conforme o secretário da SDE, no mesmo período deste ano, o número de solicitações de encerramento de atividades de empresas foi de 451. “É um saldo positivo e que nos permite prospectar um 2022 ainda mais intenso para a nossa economia”, resumiu Oliveira.

Alvará online

Conforme o prefeito, entre as ações adotadas pela Prefeitura como incentivo ao desenvolvimento da economia estão os projetos de desburocratização da estrutura administrativa, abrigados no Acelera Passo Fundo. “A partir do mês de maio, passamos a utilizar o serviço digital do Alvará Online para facilitar e agilizar a tramitação das solicitações. Esse processo eletrônico reduz o tempo de resposta ao contribuinte e torna mais célere todas as etapas até o deferimento do alvará”, explicou Pedro.

Para solicitar o serviço é preciso entrar no site da Prefeitura (www.passofundo.rs.gov.br) e clicar na aba ‘Serviços’, ‘Alvará Online’.

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