Acontece neste sábado (27), na Praça Cônego Edvino Puhl, em São Sebastião do Caí, o lançamento dos Caminhos do Cicloturismo Cahy. Através dos roteiros será possível conhecer belas paisagens, percorrendo diferentes caminhos que são cheios de cultura e história de São Sebastião do Caí.
Os diferentes caminhos fazem alusão à fruta símbolo do município, a bergamota, e, também a flor símbolo, o lírio amarelo. O nome Cahy remete ao nome indígena do nosso Rio Caí – Cahy – Rio da Mata.
Roteiros e dificuldades
Os roteiros foram pensados com 3 níveis de dificuldade, todos circulares, passando por vias públicas e com sinalização permanente do trajeto especificando a rota e trajeto escolhido conforme a cor das placas, e informando total percorrido e distância restante até o ponto de chegada na Praça Municipal. Para apoiar ainda mais o passeio, o(a) ciclista poderá baixar a rota escolhida no site da prefeitura na aba Turismo e segui-la através do GPS.
Caminho do Lírio Amarelo: Rota demarcada com placas na cor amarela, trajeto iniciante com menor altimetria. O trajeto tem 23,5km de extensão com 187m de elevação acumulada, em um ritmo tranquilo de pedalada leva-se em torno 1h30 para percorrê-lo. O caminho inicia na Praça Cônego Edvino Puhl, passa pela Várzea, Rio Branco, Monjolo, Agriplus, Parque Centenário e retorna para a Praça.
Caminho da bergamota Caí: Rota demarcada com placas na cor laranja, nível intermediário. O trajeto tem 43km de extensão com 628m de elevação acumulada. Com um tempo estimado de 3 horas para ser percorrido, inicia na Praça Cônego Edvino Puhl, passa no Cais do Porto, algumas empresas centenárias do município, antiga ponte de ferro, muitos locais bonitos, natureza e Igrejas.
Tem um nível de dificuldade maior por passar por algumas subidas de estrada de chão. Ponto de atenção bairro Conceição onde os ciclistas terão de cruzar a rodovia ERS122, para continuar a rota.
Caminho da bergamota Ponkan: Rota demarcada com placas na cor vermelha, trajeto mais avançado com mais subidas. O trajeto tem 42,3km de extensão com 864m de elevação acumulada. Tempo estimado de 3h30.
É a rota mais exigente, pois vai passar por várias subidas e descidas, algumas que exigem um mínimo domínio da bicicleta. O caminho inicia como os demais, na Praça Cônego Edvino Puhl, passa pelo Parque Centenário, Vigia e retorna novamente para a Praça. Passagem por belas paisagens e visão da produção agrícola e agroindustrial da cidade são os destaques da Rota.