EsportesNotíciasRio Grande do Sul

A superação de percorrer 217 km é transformada em e-book

A experiência relatada por atletas caxienses traça os percursos de uma das provas mais difíceis do mundo, passando por estradas vicinais e trilhas do Caminho da Fé. – Recursos arrecadados serão revertidos ao projeto de corredores do INAV.

Com largada em São João da Boa Vista (São Paulo) e chegada em Paraisópolis (Minas Gerais), a Ultramaratona BR 135 – internacionalmente conhecida como Brazil 135 Ultramarathon, considerada a prova de corrida a pé mais difícil do país e uma das mais desafiadoras do mundo – leva os atletas a percorrerem 217 km por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfaltos, no tempo limite de 60 horas. Então, imagine transformar essa experiência de atravessar a Serra da Mantiqueira, no trajeto equivalente a cinco maratonas, em um e-book, relembrando passagens, dores, cansaço, mas nunca a desistência.

Publicidade

Foi assim que surgiu a ideia para produzir “217 km no Caminho da Fé: a superação de uma ultramaratona”. “Comecei a fazer alguns vídeos aleatórios para acompanhar o pessoal, até que, no decorrer de três dias de prova, achei que valeria um registro documental sobre o esforço e empenho dos corredores”, recorda a educadora financeira Márcia Tolotti, igualmente praticante de corrida de rua, ao roteirizar o e-book e arregimentar a equipe técnica. Inspirados pelo educador físico, Marialdo Rodrigues, que treinou os esportistas caxienses, todos profissionais envolvidos, desde o editor de vídeos e designer gráfico até fotógrafo, serviços gráficos e revisor, atuaram de forma voluntária.

A “obra” de 78 páginas é recheada por belas imagens e relatos emocionados de nove atletas – representantes do grupo de corrida Inspire Run, de Caxias do Sul; das nove equipes de apoio (com a média de três pessoas cada), além de amigos e profissionais da área da saúde, como podóloga e nutricionistas. Além de compartilhar a experiência desses desbravadores no tradicional ‘Caminho da Fé’ – inspirado no Caminho de Santiago da Compostela (Espanha), o e-book tem uma causa nobre. Os recursos arrecadados com a venda serão revertidos, totalmente, ao projeto de corredores de rua com deficiência visual do Instituto da Audiovisão (INAV).

Publicidade

Lançamento do E-book

O lançamento o e-book aconteceu durante live no Instagram da educadora financeira Márcia Tolotti (@educacaopsicofinanceira), com a participação de atletas e coordenadores do INAV, a fim de explicar o projeto de corredores e aumentar a visibilidade sobre a iniciativa. Em outubro, atletas da Inspire Run e esportistas do instituto participaram de uma interação no Parque dos Macaquinhos, onde puderam aprender – na prática – como ser guia de corrida para deficientes visuais, conhecendo as principais dificuldades e desafios. A atividade foi aberta ao público e se estendeu durante toda manhã de sábado (09/10).

Os interessados em contribuir com a iniciativa podem adquirir o e-book diretamente no Instituto da Audiovisão (INAV), ao custo de R$ 14,90. A renda será usada para compra de equipamentos e atividades de incentivo para os corredores da entidade, a exemplo do projeto Grupo de Corrida, que objetiva possibilitar a prática esportiva dos paratletas, contando com apoio de atletas-guias voluntários. “Queríamos contribuir com algum programa relacionado ao esporte e o INAV nos acolheu, pronta e generosamente”, relata Marialdo Rodrigues. Criado em 2009, o instituto oferece oportunidades de educação, habilitação e reabilitação, visando à inclusão escolar, profissional e psicossocial de pessoas surdo-cegas, cegas e com baixa visão, associadas ou não a outras deficiências, a fim de que possam viver e se relacionar de maneira saudável e independente.

O Caminho da Fé

O Caminho da Fé foi inaugurado em 11/02/2003, em Águas da Prata (SP). Hoje, a rota é composta por cerca de 970 km, dos quais, aproximadamente, 500 km atravessam a Serra da Mantiqueira, propiciando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica, bem como a integração do homem com a natureza. Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé, observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho, considerado a síntese da própria vida. Já a Ultramaratona BR135, que passa pelo Caminho da Fé, foi criada pelo ultramaratonista Mário Lacerda, com intuito de participar da Copa do Mundo de Ultramaratonas Extremas Bad135, junto a outras duas ultramaratonas, a Badwater Ultramarathon, no deserto do Vale da Morte, California (EUA) e a Arrowhead, no Estado de Minnesota (EUA).

Na edição de 2021, que serviu de inspiração para a produção do e-book, corredores caxienses da Inspire Run conquistaram o 1º e 2º lugares, na modalidade Geral Feminina, quando Daniela Belinot e Salete Parise completaram a Ultramaratona BR 135 em 42h52min e 43h20min, respectivamente. Na categoria 135 Km, Gustavo Maciel ficou na 4ª colocação na Geral Masculina, com um tempo de 21h27min. Todos os nove atletas caxienses concluíram a prova em tempo inferior a 48 horas, índice para aceitação na Badwater Ultramarathon.

No Brasil já existe uma prova similar à Ultramaratona BR 135. Trata-se da UMCC (Ultramaratona Caminhos de Caravaggio), a maior ultra trail do Sul do país, com percurso de 217 quilômetros, iniciados em Canela, passando por Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul até Farroupilha. A primeira edição ocorreu em maio de 2021, reunindo 100 equipes e dividida nas modalidades Solo, Duplas e Quartetos. Em 2022, a UCCM acontecerá no dia 19 de maio. Mais informações em: www.ultracaminhosdecaravaggio.com.br

Botão Voltar ao topo