Primeiro surgiram os postes, inicialmente para servir de suporte as lamparinas que iluminavam as ruas em um passado distante, sinal da evolução. Depois chegou o telégrafo, que se serviu dos postes para pendurar seus fios por onde sibilavam sinais elétricos em código criado por Samuel Finley Breese Morse. Pois daí em diante os suportes serviram a fios elétricos, cabos telefônicos, TV por assinatura e finalmente a cabos de transmissão de dados.
Hoje restou o lixo tecnológico abandonado por sobre a cabeça da população, causado poluição visual e riscos de acidentes a humanos e animais. Será que algum dia nos livraremos desse volume absurdo de materiais obsoletos em via pública?
Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), em parceria com a RGE e empresas de telefonia e internet realizou nesta semana um mutirão de remoção da fiação inutilizada de telefone e internet. A ação ocorreu na Rua Cândido Costa, região onde foram retirados aproximadamente 5 mil metros de fios, que foram descartados.
O secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, destacou sobre a primeira ação e já projeta a próxima.
“Nossas equipes realizaram um trabalho minucioso e que já vinha sendo planejado há bastante tempo. Essa foi a primeira etapa, e agora vamos avaliar a ação para a realização dos próximos mutirões”.
Ainda segundo o Secretário a próxima etapa deve ocorrer na Rua Saldanha Marinho em dezembro.