Porto Alegre

Porto Alegre retoma testagem para Covid-19 no Aeroporto Salgado Filho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre decidiu retomar a oferta de testagem com exame RT-PCR para Covid-19 aos passageiros que chegam à Capital pelo Aeroporto Salgado Filho.

O objetivo, de acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, é manter a vigilância na possível entrada da nova cepa na cidade: “A ômicron tem revelado um ritmo de transmissão alto, similar a de outras variantes, como a Delta. Por isso estamos atentos e precisamos reforçar os cuidados”. Até o momento, não há casos da nova variante confirmados no Brasil, bem como casos de óbitos no mundo.

O serviço de testagem será oferecido a moradores de Porto Alegre que retornam à Capital ou viajantes que permanecerão na cidade por pelo menos quatro dias. Conforme Ritter, a expectativa é retomar o protocolo ainda esta semana: “Todos os casos positivos serão encaminhados para estudo de análise genômica, que irá apontar se há circulação da nova variante na cidade”, afirma.

O teste deverá ser realizado dentro de até sete dias após o desembarque. Para realizar o exame, o passageiro deverá preencher o Formulário de Retorno do Viajante. Após o preenchimento do formulário, o passageiro receberá, por e-mail, as instruções para a realização da coleta, e deverá procurar o laboratório indicado portando os seguintes documentos originais:

* Documento de identificação oficial com foto e CPF (RG, CNH, passaporte ou outro documento oficial)
* Bilhete aéreo – ou cartão de embarque – com desembarque em Porto Alegre até sete dias antes da data da coleta
* Para residentes em Porto Alegre: comprovante de residência em seu nome ou declaração simples de residência emitida por terceiros
* Para visitantes: comprovante de estadia (mínimo de quatro dias) em locais de hospedagem da cidade.

Os resultados serão divulgados em até 24 horas. Em caso positivo, o passageiro irá receber, por e-mail, as instruções para isolamento domiciliar, bem como os locais de acesso aos serviços de urgência da cidade e as unidades de saúde mais próximas do endereço informado. Os viajantes com resultado negativo também receberão, via e-mail, orientações para prevenir a Covid-19, como medidas de higiene e proteção individual.

Botão Voltar ao topo