Santa Catarina

Limpeza dos Mares recupera criadouro natural de peixes em SC

Mergulhadores voluntários visitaram a Reserva Biológica do Arvoredo no último sábado (27)

Em 2016 o projeto Limpeza dos Mares esteve na Ilha das Galés, na Reserva Biológica do Arvoredo (SC), para retirar o lixo jogado irresponsavelmente no mar e nas proximidades do ‘Navio Lili’, um cargueiro afundado há séculos encontrado envolvido em redes de pesca e sem indícios de vida marinha no entorno. Na época, houve um complexo trabalho para remoção do material e, cinco anos depois, a embarcação voltou a ser um criadouro natural de peixes.

 

Fotos: Divulgação

A visita de verificação, no último sábado (27), levou 40 mergulhadores voluntários acompanhados por técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ao local. “Os resultados não poderiam ter sido melhores e mais surpreendentes. Encontrar um lugar no qual a vida marinha era inexistente com uma biodiversidade tão grande é a prova concreta da eficácia das nossas ações”, comemora Michele Castilho, diretora da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR).

O projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, MUNDO MAR e ACQUANAUTA Floripa com patrocínio mantenedor do Fort Atacadista e o patrocínio da Arcelormittal. “Estamos cada vez mais no caminho certo, cientes de que se cada um fizer a sua parte o resultado aparece. Acreditamos no ‘#euponhoamãoefaço’ e queremos ser a semente para prosperar os frutos que virão”, reitera Michele.

“Ações como os mutirões de limpeza servem para nos inspirar e mostrar como pequenos gestos podem gerar mudanças expressivas na sociedade. Por termos lojas em boa parte do litoral catarinense, faz muito sentido abraçarmos a causa defendida pelo projeto”, destaca Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista.

Etapa em São Francisco do Sul

A próxima etapa no litoral catarinense será em São Francisco do Sul, dia 11 de dezembro, durante a abertura do ‘Verão 2021/2022’, com ações simultâneas na Praia da Enseada e no Rio Acaraí. As inscrições de voluntários, ‘tartaruga’, ‘golfinho’ e ‘estrela-do-mar’ estão abertas no site www.limpezadosmares.com

“Ver como estas ações mobilizam pessoas de todas as idades comprometidas com a preservação é muito gratificante. Esperamos um engajamento como este na nossa cidade, no dia 11. Para isso, contamos com a ajuda de nossos colaboradores e de toda a comunidade”, ressalta Marcell Gossen, gerente de área de saúde, segurança e meio ambiente da Arcelormittal Vega.

O apoio ao projeto é da Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, Medilona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões e Infláveis, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul.

Botão Voltar ao topo