Turismo & ViagemVariedades

MM Gerdau promove visita virtual no Prédio Rosa

O foco será nas intervenções arquitetônicas de Paulo Mendes da Rocha. A programação integra as ações voltadas para celebrar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro.

Nesta quinta-feira, dia 02 de dezembro, às 17 horas, o MM Gerdau promove uma edição ao vivo da Visita Virtual Mediada, que será transmitida no canal de YouTube da instituição. O roteiro “O Prédio Rosa” irá explorar a riqueza do edifício, considerado um dos mais deslumbrantes do Circuito Liberdade e terá como foco as intervenções assinadas por Paulo Mendes da Rocha. Juntamente com seu filho e também arquiteto Pedro Mendes da Rocha, Paulo foi responsável pelo projeto arquitetônico, tombado pelo Iepha/MG, adequando a sede da antiga Secretaria de Educação, situada em um prédio datado de 1897, um dos mais simbólicos da história da capital mineira para receber o Museu das Minas e do Metal, em 2010.

Publicidade

Inaugurado junto com a capital mineira, o Prédio Rosa já foi Secretaria do Estado de Interior e, posteriormente, de Educação, passando por um meticuloso trabalho de restauro para receber o projeto arquitetônico do Museu.

O Educativo do MM Gerdau

Criado em 2010, junto com o Museu, o Educativo foi pensado para realizar a formação de pessoal destinado aos atendimentos escolares. Ele é formado por um corpo profissional multidisciplinar composto por analistas em educação, educadores e estagiários de diferentes áreas do conhecimento, como história, geografia, geologia, dança, filosofia, farmácia, medicina, artes visuais e arquitetura. As atividades desenvolvidas por esses profissionais auxiliam na construção de pontes e conexões entre os conteúdos presentes no Museu e os diferentes tipos de público e setores da sociedade, sejam eles da iniciativa pública ou privada. São ações que envolvem ciências, arte, cultura, história, memória e patrimônio, tanto da cidade quanto do próprio Prédio Rosa.

Publicidade

O Educativo promove a educação e a formação cidadã, por meio da divulgação da ciência, da tecnologia e da cultura, contextualizando a relação da história de Minas Gerais e do Brasil com a história das minas e do metal. Busca criar interesse pelas diferentes áreas de atuação que estão presentes na atividade do mundo mineral e pensar sobre como os metais e minerais estão presentes no dia a dia das pessoas, estimulando o pensamento e a imaginação dos visitantes, seja de forma presencial ou virtual.

AÇÕES CULTURAIS

Todas as atividades culturais e educativas do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal são gratuitas. A programação completa está disponível no site www.mmgerdau.org.br e diversas atividades, assim como outros conteúdos educativos, estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube Oficial (https://www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM).

SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. É um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). www.mmgerdau.org.br

SERVIÇO
MM Gerdau promove visita virtual com foco nas intervenções arquitetônicas de Paulo Mendes da Rocha
Ao vivo

Data: 02 de dezembro – quinta-feira
Horário: 17h
Transmissão pelo YouTube: www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM

Fachada MM Gerdau Praça de Convivência MM Gerdau Inventário Mineral MM Gerdau
Visualizar todas as imagens em alta resolução

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo