Prefeitura de Pelotas vai fiscalizar como estão os cavalos doados

A Prefeitura de Pelotas vai fiscalizar quinzenalmente como estão os cavalos doados a produtores rurais, a fim de garantir condições adequadas de tratamento, nutrição e sanidade aos animais.

As visitas são feitas por técnicos da Hospedaria de Grandes Animais, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O secretário Jair Seidel salienta que, com a assiduidade das visitas, é possível acompanhar a vida do equino doado. “Mantê-lo em boas condições é determinante para que o produtor permaneça com o animal. Se o tratamento dedicado, a alimentação e o zelo com a saúde não estiverem adequados, o Poder Público poderá recolhê-lo”, afirma.

Dez cavalos para doação

A SDR recebeu, em fevereiro de 2020, a missão de resgatar equinos soltos nas ruas ou os que são identificados por maus-tratos. A Hospedaria de Grandes Animais conta com atendimento durante 24 horas pelo telefone (53) 3271.9244 e com uma unidade móvel de recolhimento em horário ininterrupto.

Atualmente, há dez equinos para doação. Para adotar um animal, é necessário ser produtor rural e assinar o termo de responsabilidade de mantê-lo em condições adequadas de saúde, alimentação e tratamento.

Neste ano, segundo Seidel, a Hospedaria resgatou 263 cavalos, devolveu 194 aos proprietários, doou 50 e encaminhou 36 para tratamento no Hospital de Clínicas Veterinário da UFPel, por meio de convênio com a Prefeitura.

Proprietários de animais recolhidos por andarem soltos nas ruas têm 30 dias para resgatá-los, mediante pagamento de uma Unidade de Referência Municipal (URM). Os casos reincidentes têm acréscimo progressivo.

A SDR elabora ficha de identificação de todos os animais apreendidos. Nela constam dados como pelagem, tamanho e características individuais. Além disso, os equinos recebem um chip para fiscalização e controle, independente do destino – se adoção ou devolução.

A Hospedaria fica localizada na BR-392 Km 71,5. Os produtores rurais interessados na adoção de um equino devem entrar em contato pelo telefone 3271.9244.

Sair da versão mobile