A Prefeitura de Pelotas realizará o último Bota-fora do ano nesta segunda-feira (13). Esta edição será no balneário Santo Antônio, no Laranjal. A iniciativa foi implantada pela Lei Municipal 6.193/2019 e é voltada ao recolhimento, em data e local preestabelecidos, sem custo para o morador, de materiais acumulados em pátios e residências pela falta de oportunidade e de recursos para o descarte correto. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) é responsável pela atividade.
Durante a semana, o Bota-fora foi divulgado entre os moradores do balneário Santo Antônio. Os materiais devem ser colocados na beira das calçadas, na frente das residências, sem atrapalhar o trânsito de veículos e o deslocamento de pedestres, para a Prefeitura fazer o recolhimento. Podem ser descartados móveis danificados ou sem uso, restos de podas, de construção, eletrodomésticos, vidros, e outros itens inservíveis.
“Queremos que a atividade tenha muito êxito. O verão se aproxima e é uma oportunidade dos moradores se desfazerem, de forma correta, de materiais acumulados. É importante que se desfaçam dos volumes agora, para evitar que sejam jogados, posteriormente, em vias ou áreas públicas. Pedimos colaboração para conservar a limpeza do Laranjal”, enfatiza o secretário Fábio Suanes.
A Ssui reforça que o Dia do Bota-fora é uma oportunidade, principalmente, para quem não dispõe de condições de pagar transporte dos materiais até os ecopontos, desfazer-se dos itens de forma gratuita e correta.