O fim de 2021 já chegou, e a 10 dias do Natal, a maioria dos consumidores da Capital deve adquirir seus presentes. De acordo com o estudo da CDL POA para a data comemorativa, 41% dos participantes devem realizar suas compras exatamente nesta época. Em média, cada entrevistado deve adquirir entre cinco e oito itens para presentear, e dentre os principais investimentos estão também a ceia e as confraternizações.
A pesquisa quantitativa mostra que as pessoas estarão mais predispostas a oferecer presentes de alto valor, se comparado ao Natal de 2020. Cresceram as intenções de compras acima de R$ 500, na soma total de itens, e diminuíram, principalmente, para aquelas até R$ 200. Dispor de valores entre R$ 200 e R$ 500 segue sendo o comportamento mais registrado desde o último ano até agora.
Lançado para auxiliar empresários na data mais importante do calendário varejista, o estudo da Entidade aponta caminhos para uma melhor performance dos negócios: “O mapeamento do comportamento do consumidor é uma importante ferramenta para o lojista. Como o estudo apresentou, vemos o aumento do movimento, os consumidores nas ruas e as oportunidades de boas vendas para o comércio sendo ampliadas”, destaca o presidente da CDL POA, Irio Piva.
O economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, avalia a situação econômica nacional, que passa por um momento desafiador: “além de uma elevada taxa de desemprego e dos juros em trajetória de alta, o dinheiro, no fim de 2020, definitivamente não compra o mesmo valor em relação ao encerramento de 2021. Apesar disso, entendo que existe uma importante demanda reprimida em alguns setores, que deverá ser fomentada pela volta dos encontros presenciais”, destaca o especialista.
A pesquisa ainda traz dados sobre 2022, as férias de verão e as liquidações de início de ano.
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