Pelotas tem quatro locais impróprios para banho no Laranjal

Pelotas tem quatro locais impróprios para banho na praia do Laranjal. A informação foi divulgada hoje (17) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a partir das amostras coletadas e analisadas pelo Sanep em oito locais da Lagoa dos Patos. Dos oito pontos monitorados, quatro apresentam condição favorável para banho.

Em Pelotas, a coleta e a análise da água são feitas pelo Departamento de Tratamento da autarquia, que também é responsável pela instalação das placas que sinalizam a situação do ponto na semana – própria ou imprópria. Além dos critérios indicados pela Fundação, o Sanep também realiza a contagem de cianobactérias, organismos potencialmente produtores de toxinas.

Até o dia 4 de março de 2022, a Fepam divulgará, semanalmente, as condições de balneabilidade de 90 balneários e praias em 42 cidades gaúchas. O boletim completo pode ser conferido pela população no site da Fepam.

Pontos próprios

– Balneário dos Prazeres

– Balneário Santo Antônio (Hotel Praia Laranjal)

– Mata do Totó

– Balneário Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior esquina com avenida Rio Grande do Sul)

Pontos impróprios

– Balneário Valverde (Trapiche)

– Balneário Valverde (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior esquina com avenida Senador Joaquim Augusto Assumpção)

– Balneário Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior esquina com rua Bagé)

– Balneário Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior em frente ao Restaurante Santo Antônio)

Critérios para avaliação
Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, a Fepam utiliza o parâmetro Escherichia coli (E. coli). O ponto monitorado é classificado como próprio quando, em quatro de cinco coletas, os valores forem iguais ou inferiores a 800 E. coli por 100 mililitros de amostra. A indicação de impróprio se dá quando, em duas de cinco amostras, tiver valores superiores a 800 E. coli por 100 mililitros ou, na última das cinco, o valor for superior a 2 mil E. coli por 100 mililitros.

Balneabilidade
O Projeto Balneabilidade, realizado pela Fepam, desde 1979, durante a temporada de veraneio, integra o programa RS Verão Total e tem como principal objetivo informar à sociedade gaúcha sobre as condições de banho.

Sair da versão mobile