A UCS Bento Gonçalves vai acolher estudantes do Ensino Fundamental, de turmas do 6º ao 9º ano, a partir de 2022, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O acordo para oficializar o convênio foi assinado na manhã desta terça-feira, dia 18 de janeiro, no Campus Universitário.
A estrutura inovadora e o ambiente reconhecido pela qualidade de ensino passarão a fazer parte da rotina dos estudantes da rede pública de Bento Gonçalves. Com o acordo, a Universidade passa a alocar parte da estrutura física e equipamentos, nos turnos da manhã e tarde, para o uso de alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal de Tempo Integral São Roque.
A UCS Bento Gonçalves conta com equipamentos de ponta para a formação acadêmica, presença nos principais rankings internacionais de avaliação de ensino, e prática pedagógica focada na inovação. Com a parceria, esse aporte educacional é estendido à rede pública de ensino.
Além do aspecto físico, a parceria da UCS com o município articula fatores didáticos a propósitos sociais. Entre as demandas, estão o foco na melhoria do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a construção de um projeto pedagógico inovador, e mais oportunidades aos alunos num espaço de possibilidades formativas que só uma Universidade pode oferecer.
Acordo
Por meio do convênio, a UCS passa a ceder salas – nos turnos manhã e tarde, que serão utilizadas por 200 estudantes ao dia. As crianças e adolescentes terão à disposição Espaço para Refeitório, Laboratórios, Auditório e Ginásio. Já ao município, cabe a responsabilidade em relação aos professores, transporte dos alunos, material de expediente, merendeiras, alimentação e nutricionista.
A possibilidade de uma educação mais completa, com a utilização dos espaços da UCS, vai ao encontro de outras demandas, como a ampliação de vagas na rede, a elevação da qualidade do IDEB, a implementação de um projeto pedagógico diferenciado, a otimização dos fluxos de transporte, com mais acesso às populações próximas à UCS, a sustentabilidade financeira com o uso de espaços já construídos, a consolidação do processo