De acordo com a pesquisa da FGV Projetos, coordenada pelo gerente executivo, Luiz Gustavo Barbosa, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 86% das empresas estão operando, sendo 31% da mesma forma que antes da pandemia de COVID-19.
O destaque se deu pelo aumento de 86% na utilização do PIX, que já é utilizado por 9 em cada 10 empresas em suas vendas.
O PIX é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que realiza e recebe transferências em menos de dez segundos, durante 24 horas e sete dias por semana de forma gratuita. Em agosto de 2021, seu o uso já era de 77%.
A ampliação de sua utilização foi observada em praticamente todos os segmentos. Outra pesquisa da FGV, de fevereiro de 2021, já apontava que o novo método de pagamento tinha aceitação de 94%.
Os serviços que demandam mais contato físico lideram o grupo funcionando com mudanças por causa da crise. É o caso das academias e atividades físicas (73%), economia criativa (65%), turismo (65%), educação e beleza com (64%).
A proporção de empresas com queda no faturamento reduziu ao menor patamar da série histórica. Hoje o que mais dificulta as empresas voltarem a situação financeira que tinham antes da pandemia é o aumento de custos na área de insumos / mercadoria, combustíveis, aluguel e energia.
Houve um aumento significativo na proporção de empresas que vendem utilizando ferramentas digitais, como o caso das redes sociais, aplicativos ou internet. Dentre essas ferramentas, a que obteve maior êxito foi o WhatsApp for Business seguido pelas Propagandas pagas no Google.
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