O crescimento e popularização do e-commerce estimulou também a expansão e profissionalização do setor logístico, decisivo no ciclo de entregas. De acordo com a consultoria CBRE, a taxa de vacância caiu 1,4% e a estimativa é que a absorção bruta tenha ultrapassado 5 milhões de m² em 2021. Cada vez mais tecnológicos, galpões logísticos de alto padrão investem em soluções para atender às demandas dos varejistas, que passaram a competir pelos valores de frete e tempo de entrega para conquistar novos clientes.
O serviço de entrega não consiste apenas no transporte de um ponto ao outro. Trata-se também de assegurar que as mercadorias certas cheguem ao destino certo sem quaisquer incidentes ou desvios. Com a exigência por mais segurança, redução de custos e eficiência, a tecnologia se tornou parte decisiva deste ciclo. O gerente de soluções da Axis Communications, Sergio Fukushima, elencou as principais tendências tecnológicas para a eficiência operacional de galpões logísticos em 2022.
“Compreendemos que a tecnologia pode colaborar em duas frentes para o sucesso do setor logístico. O primeiro é para a segurança, protegendo os bens e realizando a gestão do tráfego de pessoas e veículos autorizados evitando invasões. Por outro ponto, a eficiência e a performance também são otimizadas através da verificação sobre os produtos entregues, mantendo o controle do armazenamento e documentando cada etapa com o respaldo das imagens detalhadas e nítidas mesmo quando não há iluminação”, explica.
Soluções Integradas para o Perímetro: O alto valor agregado dos objetos que circulam pelos centros logísticos exige que a segurança contra invasões seja vista com atenção. Para proteger funcionários, bens e a reputação da marca, a integração entre diferentes tecnologias é um diferencial inovador para uma operação proativa, que busca evitar problemas antes que aconteçam. Para isso, a proteção perimetral não está mais baseada em uma solução, mas na combinação de câmeras de vídeo IP de alto desempenho e analíticos de vídeo que acrescentam uma camada de segurança adicional.
A fabricante Axis, por exemplo, oferece câmeras que capturam imagens nítidas e coloridas mesmo no escuro e analíticos que podem ser usados para listar pessoas, carros e outros objetos detectados nas imagens, bem como a aparência e movimentos suspeitos filtrados por um algoritmo que evita alarmes falsos, como a presença de pequenos animais.
“A tecnologia alerta para incidentes, invasões ou até mesmo sons, como o barulho de uma janela quebrando, por exemplo, que pode ser um indício até mais importante para alguns cenários. Com o investimento em tecnologia, permite direcionar as equipes de segurança para atividades de maior interesse crítico, enquanto os arredores ficam resguardados pela tecnologia”, complementa o especialista.
Rastreamento Visual de Mercadorias: As compras online são um sucesso, assim como as reclamações online dos consumidores. Manter um serviço eficiente para assegurar a satisfação dos clientes pode receber uma ajuda extra das imagens em alta resolução. Com câmeras cada vez mais potentes e com alto nível de detalhamento mesmo em condições adversas de iluminação, é possível monitorar produtos, processos e até o uso de EPI pelos colaboradores.
Na prática, a recuperação das imagens permite confirmar o trajeto da mercadoria dentro do galpão logístico e identificar se realmente houve algum tipo de desacerto na operação que possa ter ocasionado danos. Deste modo, a empresa consegue respaldar os posicionamentos frente às dúvidas que possam surgir no dia a dia. Além disso, os dados gerados pelas câmeras de vídeo IP possibilitam o aperfeiçoamento contínuo da operação para maior eficiência, agilidade e redução de custos de processo.
Alertas por áudio em tempo real: As imagens permitem com que a equipe de segurança possa estar onisciente sobre o que está acontecendo no galpão e nos arredores, mas as soluções de áudio IP conseguem tornar o agente onipresente. Imagine observar um colaborador sem os equipamentos de proteção obrigatório, a entrada de uma pessoa não autorizada em uma área restrita ou a aproximação de uma pessoa suspeita no perímetro e antes mesmo do envio de uma equipe ao local poder enviar um aviso pré-gravado ou em tempo real para alertar sobre a situação e, na maioria das vezes, solucionar o problema em segundos. Para mais informações sobre as soluções Axis para o Setor Logístico, acesse: www.axis.com
Sobre a Axis Communications
A Axis oferece soluções de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor, graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los em mercados consolidados e em novos países.
Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.