Independente do tamanho da sua propriedade, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, uma pergunta sempre passa pela cabeça dos produtores agrícolas: como produzir mais, gastando menos? Muitos ainda acreditam que esse tipo de produção mais eficiente e assertiva está ainda longe de ser uma realidade acessível, porém a agricultura de precisão nos traz essa realidade e mostra que ela é mais prática do que parece.
Outra revolução que está acontecendo dentro do setor agro no Brasil é a revolução tecnológica. Dentro disso, se encaixam os drones pulverizadores, eles têm sido cada vez mais escolhidos por causa da sua versatilidade e da otimização na aplicação dos insumos. Uma vantagem bastante interessante é que eles conseguem atuar em áreas de difícil acesso, isso ajuda e muito o agricultor.
Do que se trata a agricultura de precisão?
Com a principal finalidade de ajudar a otimizar os resultados, diminuir os gastos e criar um formato de produção visando uma maior sustentabilidade e, ao mesmo tempo, não deixando o lucro de lado, a agricultura de precisão se trata do uso de tecnologias avançadas e, mesmo que não pareça, bastante descomplicadas. Elas foram especialmente desenvolvidas para o ambiente rural.
Todas essas tecnologias variam entre os diferentes objetivos de acordo com a necessidade, o alcance, resultados desejáveis e os tipos de cultura que estão envolvidos. O principal foco é sempre buscar formas de tornar a produção mais prática e eficaz.
Os propósitos são diferentes em diversos termos e também nas formas de uso, esses tipos de tecnologias que estão relacionadas com a agricultura de precisão são desenvolvidas em especial, por engenheiros e pesquisadores que estejam envolvidos no campo, baseado na preparação do solo, do plantio, do cultivo e das formas do uso dos insumos básicos que são necessários para a produção da forma mais precisa, de maneira que os gastos sejam reduzidos e os ganhos aumentem.
O que são os drones de pulverização?
Os drones são objetos muito novos que ainda possuem um grande potencial de crescimento no mercado em geral. E no setor agro não seria diferente. Muito se engana aqueles que acreditam que manusear um drone pulverizador é uma tarefa fácil. Para pilotar esse equipamento, é necessário um treinamento do operador e também um conhecimento agronômico sobre os tipos de produtos que serão aplicados nas lavouras.
O principal motivo de os produtores agrícolas estarem cada vez mais focados em usarem os drones pulverizadores é a versatilidade na aplicação dos produtos nas áreas de difícil acesso. Somente em 2021, esse mercado movimentou cerca de R$300 milhões de reais.
É possível fazer essas aplicações via drones em diferentes culturas, isso porque em algumas delas os pulverizadores convencionais, também chamados de autopropelidos possuem algumas limitações importantes na hora de serem usados. Fora isso, eles ainda apresentam baixos rendimentos operacionais.
Os principais fatores que merecem uma atenção maior quando se trata de trabalhar com drones de pulverização são: temperatura, umidade, velocidade do vento e tamanho de gota.