Porto Alegre

​​​​​​​Porto Alegre celebra Nossa Senhora dos Navegantes em formato híbrido

Neste ano, o trajeto incluiu o deslocamento inédito até os moradores da Ilha da Pintada

Em Porto Alegre, o feriado dessa quarta-feira (2), tradicionalmente acompanhado pela popular procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, será realizado em formato híbrido.

A programação inédita inclui um cronograma de festejos e celebrações que iniciaram no dia 23 de janeiro e encerram-se amanhã, no dia da padroeira afetiva da capital gaúcha.

Ilha da Pintada

Com apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria da Cultura, e promoção do Santuário Navegantes, desta vez, o trajeto incluiu o deslocamento inédito até os moradores da Ilha da Pintada.
O titular da pasta da cultura no município, Gunter Axt, realça que a ida inédita às ilhas será um gesto marcante. “Estamos recuperando e resgatando algo fundamental da identidade desta cidade, valorizando as periferias, trazendo um olhar para este espaço tão lindo, que são as ilhas em torno de Porto Alegre”.

Para o Padre Remi Maldaner, do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, os tantos devotos da santa na cidade e região metropolitana justificam as homenagens. “Ela está aqui toda a novena e conduz nossas reflexões. Nessa quarta-feira, colocaremos a santa no seu lindo barco no estacionamento do Santuário Navegantes para que todos possam agradecer, venerar e pedir. Para que Porto Alegre com muita oração festeje seus 250 anos sob o manto protetor de Nossa Senhora.”

Priorizando a segurança da população, as atividades de comemoração de encerramento, serão realizadas no Santuário, que fica no bairro Navegantes. No primeiro dia de programação, houve um cortejo de carros do Santuário Navegantes ao Cais Mauá, que saiu do barco Cisne Branco até a Ilha da Pintada. O prefeito Sebastião Melo acompanhou o trajeto de 20 minutos pelo Guaíba.

As atividades de encerramento poderão ser acompanhadas pelo Facebook Santuário Navegantes, a partir das 9h. Todas as celebrações são limitadas a 150 pessoas, respeitando os protocolos relativos à pandemia, como álcool gel, medição de temperatura, espaçamento nos bancos.

Programação do dia 2 de fevereiro

– 14h às 15h: Missa no Santuário Navegantes com Padre Luiz Ricardo Xavier

– 16h às 17h: Missa no Santuário Navegantes com Padre Jaime José Caspary

– 18h às 19h: Missa no Santuário Navegantes Padre Romeo Maldaner

– 19h30 às 20h: Solene Entronização de Nossa Sra. dos Navegantes no seu Santuário passando num carpete azul de 30 metros com iluminação cênica. Responsáveis: Guardiões da Nossa Sra. dos Navegantes no Santuário Navegantes.

Botão Voltar ao topo