1º Desfile Cênico Musical reúne 12 mil pessoas na rua Sinimbu, em Caxias do Sul

Mais de 1200 figurantes fizeram um espetáculo que contou com novidades e inovação

Foi realizado na noite desse domingo (20) o primeiro Desfile Cênico Musical da Festa da Uva, na rua Sinimbu. O espetáculo, que durou mais de duas horas, reuniu 12 mil pessoas entre o público que assistiu na rua, ao longo do percurso, e o das arquibancadas.

O corso tem seis alas, com dez carros alegóricos, quatro alegorias, mais de 50 quadros, entre dança, teatro, circo, música e entidade. Ao todo, 1.200 figurantes fizeram a atração. O Coro e a Orquestra Municipal também abrilhantaram o evento com 50 músicos.

Uma atração inédita foi o mapping (projeção mapeada) na Catedral. Cerca de 15 minutos de projeção retratando a pandemia, homenageando os profissionais da saúde e contando a história da cidade até o momento atual.

Outra novidade foi o carro das soberanas de festas passadas, intitulado Soberanas de outros tempos – nos fios da história. São 14 rainhas que irão se revezar nos desfiles. Nesta noite participaram as rainhas Roxane Torelly, Annemarie Brugger, Deliz De Zorzi, Patrícia Pezzi Zambiazi, Fabiana Koch, Juliana Marzotto, Priscila Tomazzoni, Tatiane Frizzo, Roberta Toscan, Giovana Crosa, Rafaelle Furlan e Maiara Perottoni.

As embaixatrizes da Festa também estiveram presentes. Elas abriram o desfile em um dos carros alegóricos, representando os diversos setores da comunidade e enaltecendo os produtores da região da Serra Gaúcha. Participaram Debora Scopel Moreira, Larissa Lautert, Luana Bonamigo, Manuela Visoná Brogliato, Sabrina Valar Feronatto, Sara Garbin, Thais Marcon, Vanessa Mazzochi e Vitória Bordin.

Outro diferencial deste desfile foi apresentado em uma das alas, quando foi retratada a pandemia com a participação de profissionais da saúde. A descrição foi a seguinte: “O coronavírus parou o mundo em 2020. Mãos não puderam se tocar e foi preciso estar distante e confiar a saúde à ciência e aos profissionais da linha de frente do combate à pandemia. A vacina nos trouxe uma nova perspectiva para tempos futuros”.

O momento mais esperado da noite de desfiles é o carro da rainha e princesas da Festa. O protocolo narrou a passagem do trio. “A Festa da Uva de 2022 é um momento de celebração. A comunidade se reencontra na esperança de retomar suas atividades e comemorações. A rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann coroam este grande (re)encontro”.

A diretora de Cultura e Desfiles da Comissão Comunitária e secretária da Cultura, Aline Zilli faz a sua avaliação do trabalho. “Tudo que foi idealizado e construído foi mostrado ao público. O desfile teve uma parte de espetáculo que foi o mapping, foi um diferencial que contou a história da cidade e homenageou os profissionais da saúde. O público das arquibancadas interagiu ligando suas lanternas, foi lindo”. Aline destaca que o desfile foi histórico, pois todos estavam de máscara. Os 1.200 figurantes mostraram seus fazeres e saberes se divertindo e emocionando a todos e, o principal, recebendo o carinho do público ao longo da rua Sinimbu”.

A diretora explica que há alguns ajustes a serem feitos para o próximo corso. “Sempre tem algo para a ajustar, que a gente só se dá conta com tudo na rua, mas isso qualifica ainda mais para o próximo espetáculo”, explica.
Os próximos Desfiles Cênicos Musicais estão marcados para os dias 23 e 26 de fevereiro e 1º e 05 de março. No dia 24 de fevereiro será realizado um desfile extra, em substituição ao desfile de sexta (18), cancelado devido à chuva.

A 33ª Festa Nacional da Uva se estende até o dia 06 de março, no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.

Sair da versão mobile