Com elevações superiores a 50%, nos últimos 10 meses, nos preços dos principais indicadores que compõem a tarifa do transporte coletivo, a Prefeitura de Caxias do Sul estabeleceu um novo modelo para definição do reajuste.
Em coletiva na tarde desta segunda-feira (28/02), o prefeito Adiló Didomenico confirmou intenção do Município de subsidiar parte do valor, medida que depende de aprovação do Legislativo; a criação de uma Tarifa Verde, de R$ 3,50, para estimular o uso do sistema em horários de entrepico; e a redução do preço para as comunidades do interior a R$ 5,50, igualando-o ao que será praticado na zona urbana. “Estamos fazendo um esforço em várias frentes para assegurar um preço justo e atrair mais passageiros par o sistema. A construção envolveu Prefeitura, Conselho Municipal de Mobilidade, Câmara de Vereadores, União de Associações de Bairros e concessionária”, registrou.
A nova tarifa técnica é de R$ 5,50, de acordo com decreto publicado nesta segunda (28/02), e válida a partir de terça (01/03). A tarifa estudantil, que tem desconto de 50%, passa para R$ 2,75. Porém, ainda nesta semana, será encaminhado à Câmara de Vereadores o projeto de lei de subsídio do transporte coletivo.
O prefeito Adiló Didomenico acredita na aprovação do projeto e na agilidade da tramitação. “Depois da aprovação do projeto, teremos a possibilidade de manter a tarifa de R$ 4,75 para o usuário que usar o cartão, e até reduzir, no caso da Tarifa Verde. Considerando as dificuldades que temos, é um resultado muito importante”, afirma o prefeito.
Uma das novidades anunciadas é a Tarifa Verde, com valor reduzido de passagem para os horários de entrepico. O valor será de R$ 3,50 para os horários das 9h às 11h e das 14h às 16h. A tarifa será aplicada durante 120 dias e poderá ser prorrogada, conforme o cenário.
O prefeito também ressaltou a mudança para as passagens intramunicipais. Com a publicação do decreto, os valores vão variar entre R$ 8,25 e R$ 16,50. Porém, após o subsídio, será fixado valor único de R$ 5,50. “A nossa grande preocupação é o usuário. Não foi simples chegar a esses valores, sabemos que a tarifa é cara, o custo é caro. Mas estou feliz, porque chegamos a questões importantes, como a padronização do interior a R$ 5,50 (após o subsídio)”, resume o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior.
O prefeito ressalta que, se os custos tiverem grandes variações de valor, em especial o preço do petróleo em razão do conflito entre Rússia e Ucrânia, os valores subsidiados poderão ser reavaliados.
Estavam presentes na coletiva, além do prefeito e do secretário, a vice-prefeita Paula Ioris, o representante do Conselho Municipal de Mobilidade (CMM), Rodrigo Guidini; o diretor-geral da Visate, Gustavo Marques dos Santos, o presidente da União das Associações de Bairros, Valdir Walter; o líder do governo na Câmara, Velocino Uez; a vice-líder do governo na Câmara, Marisol Santos; e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação do Legislativo, Adriano Bressan.