A promotora de Justiça Karina Bussmann presidiu, na quinta-feira (24) uma reunião na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul em Viamão para organizar, implementar e coordenar a Rede de Atendimento à Mulher no município.
Além disso, o encontro, que contou com a participação da Patrulha Maria da Penha, Conselho Regional da Mulher, Prefeitura e Polícia Civil, serviu para organizar programas e projetos de combate à violência doméstica para março, considerado o mês da mulher.
Na ocasião, a promotora abordou a importância da sensibilização, formação e capacitação com relação ao tema para todo o sistema de Justiça, incluindo a rede de proteção, falou sobre os aspectos que devem nortear a atuação e destacou a relevância do trabalho em rede.
“Temos que atuar de forma a impedir qualquer possibilidade das mulheres atendidas sofrerem violência institucional em quaisquer órgãos ou unidades que procurarem, de modo que não sejam submetidos ao retardado do atendimento, à falta de interesse das equipes ou agentes em escutá-las e orientá-las adequadamente ou mesmo na discriminação explícita com palavras e atitudes condenatórias ou preconceituosas”, ressaltou Karina.
O evento foi também a despedida da promotora, que deixa a comarca depois de 18 anos de atuação em Viamão.