Cidades do RSEmpregoNegóciosRio Grande do Sul

Passo Fundo entre as Melhores Cidades para Fazer Negócios

As ações do programa Acelera Passo Fundo, apresentado pela Prefeitura em janeiro de 2021, continuam repercutindo positivamente em todo o cenário econômico, fomentando a retomada e a atração de novos investimentos e estimulando a geração de emprego e renda. É o que aponta um dos maiores estudos desenvolvidos no país por uma empresa especializada em consultoria e inteligência de mercado, colocando Passo Fundo em destaque como uma das Melhores Cidades para Fazer Negócios.

Elaborado desde 2014, o ranking feito pela Urban System com exclusividade para a revista Exame, avalia diversos indicadores para construir a posição ocupada pelas maiores cidades brasileiras. “Ficamos satisfeitos com a notícia, porque trabalhamos muito para fomentar a retomada da economia neste cenário em que ainda enfrentamos as consequências da pandemia. Desde o início do nosso governo defendemos o equilíbrio entre a proteção da saúde e o retorno seguro às atividades produtivas. Os resultados do Acelera Passo Fundo começam a aparecer, mostrando que foi uma ação acertada da nossa gestão”, avaliou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.

De acordo com o levantamento nacional, Passo Fundo ocupa a 63ª posição entre as Melhores Cidades para Fazer Negócios no setor de serviços. Na mesma categoria estão as cidades gaúchas de Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Bagé e Pelotas. “O ranking analisa indicadores em seis áreas econômicas. Ocupamos um lugar de destaque no setor de Serviços, estando muito próximos de outras grandes cidades, como Pelotas, por exemplo”, explicou Pedro, destacando que a cidade não foi incluída no levantamento feito em 2020. “Isso demonstra o quanto nossos esforços estão surtindo efeitos positivos”.

Cobertura vacinal

Além dos critérios macroeconômicos, o estudo passou a considerar ainda o índice de cobertura vacinal da população como um importante indicador. “Cidades que apostaram na vacinação, como nós fizemos em Passo Fundo, estão demonstrando terem maior capacidade de retomada da economia. O reflexo disso é, para além desta inclusão em um importante ranking nacional, a segurança com que tomamos nossas decisões focadas na recuperação econômica”, ponderou o chefe do Executivo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, o setor de Serviços é um dos pilares da economia local e a inclusão no ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócio reforça isto. “Passo Fundo vem se destacando como um polo de serviços para uma mesorregião de quase dois milhões de habitantes. Um dos destaques deste setor é a Saúde, que oferece serviços de média e alta complexidade. Nosso município tem mais de 70% da sua economia voltada para este segmento, o que gera oportunidades de novos negócios e serviços à disposição das pessoas”, refletiu Oliveira.

Ainda conforme o secretário, projetos como o Café com Emprego contribuem para inserir os trabalhadores no mercado formal de trabalho, qualificando ainda mais estes setores. “Em duas edições, mais de 500 pessoas conquistaram um espaço no mercado de trabalho. Agora, em março, estamos preparando a terceira edição e acreditamos que será mais uma importante iniciativa para consolidar nossa posição de destaque neste cenário”, antecipou Oliveira.

Fonte
AssCom /PMPF
Botão Voltar ao topo