A partir desta segunda-feira (14), Erechim autoriza a flexibilização do uso de máscara de proteção individual contra a Covid-19 em locais abertos públicos e privados.
De acordo com o Decreto Nº 5420/2022, fica dispensada a obrigatoriedade do uso de máscaras para a circulação nos espaços abertos das escolas públicas e privadas do município de Erechim.
Ainda, fica dispensada a obrigatoriedade do uso de máscaras para a circulação em espaços abertos públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo do município.
Melhora da Covid-19 na cidade
Entre os motivos que levaram à permissão para a flexibilização do uso das máscaras, está a melhoria do cenário epidemiológico da Covid-19 na cidade, com diminuição da taxa de incidência de casos graves, redução da positividade dos exames, assim como redução da demanda por leitos de internação e dos números de mortes pela doença.
Também foi levado em consideração a elevada cobertura vacinal para todas as faixas etárias maiores de 5 anos contra a Covid-19 na cidade. Hoje, Erechim contabiliza mais de 220 mil doses aplicadas, com 92% da população com o ciclo vacinal completo e cerca de 50% das crianças com a primeira dose da vacina.
De acordo com o prefeito, Paulo Polis, essa flexibilização vem sendo avaliada nos últimos dias e está baseada em informações técnicas. “Esta é uma decisão baseada em dados científicos. Erechim disse sim à vacina e, por isso, chegamos a este momento de maior segurança sanitária”, afirma Polis.