Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: Luz, Cor e Flor retoma ciclos nos bairros

Ação ocorre no São Caetano, Bom Pastor e Arcobaleno. Reunião de abertura teve plantio de flores com os alunos da Escola Municipal Renato João Cesa

Após as ações no Centro e nos acessos e entorno dos Pavilhões da Festa da Uva, no final de 2021 e início de 2022, o Programa Luz, Cor e Flor está retomando os ciclos nos bairros. Neste sábado (02.04), ocorreu a reunião inicial da ação que vai abranger o São Caetano, o Bom Pastor e o Arcobaleno.

O encontro foi na Escola Municipal Renato João Cesa, no São Caetano, e contou com a presença de funcionários e alunos da escola, presidentes dos bairros envolvidos e lideranças da comunidade.

A vice-prefeita, Paula Ioris, apresentou o programa aos presentes e um pouco do que já foi feito nos ciclos anteriores. “Para que tenhamos sucesso, é fundamental o envolvimento da comunidade para a continuidade do programa, que é permanente”, resumiu.

O prefeito Adiló Didomenico salientou que o foco deste governo são as pessoas, seja com investimentos na saúde, na educação ou na regularização fundiária.

“Perguntam qual é nossa grande obra. Eu digo que é o investimento nas pessoas. Nesta semana estivemos numa escola para acompanhar o uso dos chromebooks. Uma professora nos disse que é a primeira vez que ela vê seus alunos com as mesmas condições de estudo da rede privada. Na regularização fundiária, estamos devolvendo dignidade para as pessoas. É isso. No Luz, Cor e Flor é o cuidado com os bairros, atenção aos detalhes, e a retomada da educação ambiental”, declarou o prefeito.

Foto: Ederson de Oliveira

Estavam presentes os secretários de Esporte e Lazer, Gabriel Citton, do Meio Ambiente, João Osório Martins, da Educação, Sandra Negrini, de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, a presidente da CODECA, Maria de Lourdes Fagherazzi, o presidente do Samae, Gilberto Meletti, o Coordenador de Relações Comunitárias, José Reovaldo Oltramari, e ainda representes das secretarias de Obras e Serviços Públicos, de Trânsito, Transporte e Mobilidade, da Cultura, e da FAS.

Eles falaram sobre as atividades que deverão ser realizadas na região e ouviram os apontamentos da comunidade. Os presidentes dos bairros destacaram questões do trânsito, lixões e embelezamento dos acessos ao bairro como algumas das principais demandas.

As equipes de educação ambiental da SEMMA, do SAMAE e da CODECA já iniciaram o contato com as escolas da região para ações com os alunos. Após a reunião, os presentes participaram de um ato de plantio de mudas de flores, fornecidas pela SEMMA, em frente à escola, com a participação dos alunos.

Os vereadores Adriano Bressan, Olmir Cadore e Gilfredo De Camillis acompanharam a reunião e participaram do plantio das flores.

Como nos ciclos anteriores, será realizada uma edição do Bota-fora, pela CODECA, já marcado para o dia 29 de abril, sexta-feira. A coleta de itens como móveis velhos será feita no mesmo trajeto da linha de ônibus. Nesta edição do Luz, Cor e Flor haverá uma ação nova, com a realização de um drive-thru de coleta de eletrônicos e resíduos especiais, em parceria com o Coletivo Lixo Zero. Será no dia seguinte ao Bota-fora, ou seja, em 30 de abril, sábado, das 9h às 15h. O ponto de coleta será em frente à mesma escola onde iniciou o ciclo, Renato João Cesa, na Rua Giácomo Nicoletti, 301, no São Caetano.

Fonte
PMCS
Botão Voltar ao topo