EventosPorto Alegre

Porto Alegre terá sessões de cinema ao ar livre no domingo (10)

Cine Europa reunirá curtas-metragens da França, Espanha e Alemanha na Praça Maurício Cardoso

A primeira edição do Cine Europa acontece no domingo (10), às 19h30, na Praça Maurício Cardoso, em Porto Alegre. A mostra reunirá curtas-metragens da França, Espanha e Alemanha: Der späte Vogel (2013) – Alemanha, Einstein-Rosen (2016) – Espanha e Ourse (2021) – França.

O Cine Europa marca o início das atividades culturais da EUNIC, a rede de Institutos Culturais da União Europeia. Cine Europa será o primeiro evento da rede recém fundada em Porto Alegre pelo Goethe-Institut, Aliança Francesa e Instituto Cervantes. Quem assina a produção e curadoria é a LORA, que vem expandindo as dimensões da cidade através da exibição de filmes em pontos públicos e turísticos.

EUNIC

O evento acontece dentro da programação de comemoração do aniversário de Porto Alegre e quem assina o encontro é a EUNIC, a rede de Institutos Culturais Nacionais da União Europeia (European Union National Institutes for Culture), que reúne diferentes institutos culturais europeus em diferentes cidades no mundo. As redes da EUNIC estão presentes atualmente em mais de 100 países. Em Porto Alegre, o cluster é formado pelo Goethe-Institut, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Consulado Geral da Itália.

Programação

20h: Der späte Vogel (2013) – Alemanha

20′ Um filme de Sascha Vredenburg

Após 50 anos de casamento, a vida de Thea se acalmou e se tornou insuportável. Mas quando ela acidentalmente atira em um astronauta caído um dia durante uma viagem de caça, a porta para um mundo desconhecido se abre para ela. Pronta para deixar sua vida cotidiana para trás, ela embarca em uma aventura. Se não fosse por seu marido pé-no-chão Kurt, que está muito feliz em manter sua esposa em rédea curta.

20h20: La Clase (2008) – Espanha

21′ Um filme de Beatriz Sanchís

La Clase explora a magia de uma primeira experiência. Os alunos de uma turma de 4ª série do ensino fundamental têm suas primeiras aulas de teatro. Acompanhamos as crianças durante o processo de aprendizagem desde o primeiro ensaio até a noite da peça final da escola na frente de uma platéia de pais.

21h: Ourse (2021) – França

27′ Um filme de Nicolas Birkenstock

Ourse se torna sonâmbula e foge à noite. A sua mãe tenta curá-la dessa doença. Mas Ourse não quer ser curada, determinada a entender aonde o seu sono a leva. Estaria ela tentando fugir do curso da sua própria vida?

Botão Voltar ao topo