Varejistas, atacadistas e distribuidores de materiais de construção, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais da construção civil puderam conferir as transformações que estão modernizando toda a cadeia construtiva na FEICON, que conectou especialistas, empresas e soluções para promover uma jornada completa de negócios, relacionamento e atualização.
Realizada entre os dias 29 de março e 01 de abril, no pavilhão do São Paulo Expo, a 26 ª edição da feira abriu o calendário dos eventos de negócios do setor no Brasil, com grande adesão do público e interesse do mercado nas oportunidades apresentadas, que possibilitarão projetos cada vez mais eficientes, sustentáveis e econômicos.
NÚMEROS RECORDES NA EDIÇÃO 2022
O evento recebeu mais de 80 mil visitantes, que puderam acompanhar as novidades exibidas por mais de 700 marcas e participar de experiências que contemplavam diversos temas da cadeia da construção e revenda de materiais. A programação de mais de 45 horas de conteúdo, contou com palestras de 88 speakers, incluindo especialistas, pesquisadores, gestores e representantes de grandes players do setor. A FEICON também alcançou feito inédito com relação à geração de leads, ao ser o evento que resultou em maior número de contatos para seus expositores entre todos os realizados pela RX (empresa organizadora e promotora da feira) no mundo.
CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS E EXPERIÊNCIAS
A grade de palestras foi segmentada para atender aos diferentes interesses do público e traçar um panorama completo do atual cenário da construção civil, voltando-se principalmente à inovação, negócios e relacionamento, incluindo tendências como a indústria 4.0.
Realizado em parceria com a Inovatech Engenharia, o Núcleo de Conteúdo – Construção teve como foco novas tecnologias e sustentabilidade em palestras como: “Metaverso e digital twins na construção civil”, “Digitalização em novos negócios”, “ESG no canteiro de obras”, Soluções para projetos modulares”, o “BIM e o ‘I’ da questão”. A Inovatech também foi responsável pela ROTA DE SUSTENTABILIDADE, atração promovida em conjunto com a FEICON, que apresentou soluções e produtos que atendem critérios socioambientais avaliados pela Fundação Vanzolini. A jornada destacou 15 soluções comprovadamente sustentáveis, que vão desde janelas antirruídos garantindo conforto térmico às mantas e pisos feitos de borracha reciclada.
Com curadoria do SINCOMAVI e da Grau 10 Editora, o Núcleo de Conteúdo – Atacado, Varejo e Distribuição promoveu apresentações que tiveram estratégias de mercado e a importância das lojas físicas e virtuais como temáticas, além de soluções em logística para facilitar a rotina de quem trabalha no comércio, como: “ A confiança como elemento chave na transformação digital”, “Logística Reversa – o papel da indústria, comércio e seus clientes”, Employer Branding + Pandemia + Digitalização” e “Exposição criativa – importantes iniciativas para atrair o consumidor”, entre outras.
Já a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO) foi responsável, junto com a WE Business Experience, pelo Encontro VMC – o varejo em ação com apresentações como “O empoderamento digital do vendedor de loja”, “O que irá influenciar o brasileiro em 2022 e “Meet The CEO – líderes de empresas falam sobre as perspectivas e oportunidades do setor”, por exemplo. Além disso, durante este encontro, ocorreu o 4º Fórum de Mulheres no Matcon, que divulgou a pesquisa inédita “Mulheres da Construção Desafios e Oportunidades”, realizada entre os dias 7 e 18 de março, e destacou a ampliação da atuação feminina na área, onde 78% das entrevistadas relataram mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
A 16ª edição do Simpósio SINCOMAVI, com curadoria do próprio sindicato em parceria com a FEICON, trouxe temas importantes para a cadeia produtiva incluindo “A centricidade do consumidor”, “O futuro da loja física: o fortalecimento do ponto de venda e suas transformações”, entre outras. O evento teve lotação extra, superando em 47% a previsão inicial de público.
Ampliando a jornada de experiências, a tradicional CASA CERÂMICA foi uma das atrações que mais chamaram a atenção do público ao disponibilizar no pavilhão uma residência de 45 m², padrão dos conjuntos habitacionais, com alvenaria estrutural inteligente, sustentável e de baixo custo. O espaço contou com recursos de realidades aumentada e virtual para garantir uma experiência imersiva.
NEGÓCIOS
Os números de fechamento mostraram que o evento favoreceu os negócios. A FEICON foi o primeiro evento de apresentação do ANAMACO Bank – banco digital, idealizado pela parceria da Anamaco com a Fortune One Group, grupo de empresas que compõem fundos nacionais e internacionais, para estimular os associados e parceiros dos lojistas de materiais da construção e contabilizou R$ 100 milhões em operações de crédito nos quatro dias de feira
A JUNTOS SOMOS MAIS, startup de relacionamento do mercado da construção civil, disponibilizou R$ 3 milhões para negociar processos de desenvolvimento das lojas em ambiente virtual. Já expositores como IFC/COBRECOM e SEGURIMAX e outros, superaram as metas projetadas para a feira no segundo e terceiro dia do evento, respectivamente. A MAKITA, um dos estandes mais concorridos, promoveu experiências de equipamentos usados nos canteiros de obras, na agricultura e jardinagem e disponibilizou um espaço para capacitação profissional com certificação, realizando 32 sessões de treinamentos em espaço com capacidade para 26 pessoas por aula e registrou, no geral, 95% de ocupação. O resultado das ações foi a superação da meta projetada para o evento em mais de 90%.
DEPOIMENTOS
Expositores
Para Paulo Alessandro Delgado, gerente de marketing da IFC/COBRECOM, a 26ª edição da FEICON, mostrou que o público está mais interessado em inovações. “Nós da IFC/COBRECOM estamos bastante satisfeitos com os resultados. Ficamos impressionados com a grande presença de público nos quatro dias e notamos que os visitantes estão cada vez mais focados e qualificados. Outro ponto forte foi que recebemos a maciça visitação de nossos clientes e fizemos a prospecção de novas relações comerciais. Com isso, projetamos realizar bons negócios nos próximos meses.”
Diretor comercial da SEGURIMAX, Regenildo Bessoni, ressaltou que o mês de março foi estratégico, o que resultou em aumento da receita. “Tivemos faturamento recorde na história da empresa, superando em22% o mês defevereiro deste ano”, revela o executivo. Números conquistados durante o terceiro dia da FEICON, que motivaram uma comemoração de todas as regionais nos canais digitais da companhia.
Coordenadora de marketing da MAKITA, Jussara Salles, conta que a estratégia da empresa foi aliar exposição com experimentação. “Para todo lançamento, fizemos um dispositivo para que o consumidor que viesse até a feira pudesse conhecê-lo na prática. E a gente também traz para o estande a nossa lojinha com a grife MAKITA, com blusa, bota, boné, entre outros artigos. De todas as edições da FEICON que fizemos, essa foi a que mais vendemos. Foram mais de 200 produtos diversificados que nós comercializamos. Além disso, registramos pré-pedidos de revendedores de todos os nossos lançamentos dos últimos seis meses”.
Público
Aproveitando para conhecer as novidades do mercado, desenvolver parcerias e adquirir produtos e ferramentas para a empresa, Werley Machado de Oliveira, sócio da Tecnova Empreendimentos, veio de Uberlândia (MG) para a feira. “Meu principal objetivo foi fechar negócios, conhecer novas tecnologias e processos, e, a feira atendeu todas as minhas expectativas. Fiz contatos e fechei alguns orçamentos junto com a minha equipe”.
Visitando pela primeira vez a FEICON, a universitária Júlia Alves, destacou também o ambiente de aprendizado que o evento proporciona. “Tem todo tipo de estande, dos menores aos maiores representantes do mercado. Tem muita diversidade de material e muita coisa nova para aprender e para ver. Fiquei muito surpresa quando cheguei aqui, porque vim com uma expectativa e ao entrar na feira, ela triplicou”.
Realizadores
De acordo com Geraldo Defalco, presidente da ANAMACO “não há outro adjetivo senão afirmar que a FEICON é, de fato, a maior feira de construção e arquitetura da América Latina. Pudemos ter a exata dimensão acerca desse cenário ao recebermos a visita de todos os presidentes de ACOMACS, associações regionais ligadas à ANAMACO, além da presença recorde de visitantes parceiros de vários pontos do país. O ANAMACO Bank tem sido um sucesso e nas próximas semanas iremos intensificar o trabalho de campo com força total em nível nacional, muito em decorrência da participação na feira”.
Além do patrocínio da JUNTOS SOMOS MAIS e da parceria com a ANAMACO e SINCOMAVI, o evento também contou com o apoio institucional da Inovatech Engenharia, da Associação Brasileira de Materiais de Construção (ABRAMAT) e da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).
Gerente da FEICON, Lucia Mourad, destaca a presença de público de diferentes regiões do País, mostrando que a construção civil tem impactado positivamente todos os estados. “Desde que abrimos o credenciamento, percebemos que haveria uma grande participação porque o mercado está bastante aquecido e pela organização de caravanas. Nós temos um programa, o Missões Empresariais, que subsidia a vinda de lojistas e distribuidores de outras regiões e tivemos uma adesão muito representativa. Mesmo acompanhando os números de credenciados, que se mantiveram acima das nossas metas desde o início, ainda assim, essa edição superou nossas expectativas”.
Mayra Nardy, Diretora do Portfólio de Construção da RX, acrescenta que “o mercado inovou e muitas tecnologias foram desenvolvidas durante a pandemia, mas sem grandes divulgações. Um número interessante de empresas escolheu a FEICON para promover seus lançamentos, já com a expectativa de realizar negócios. Com certeza o mercado colherá os frutos de todas essas ações ao longo do ano”.
A organização divulgou resultado parcial da pesquisa que aponta aumento de 9 pontos percentuais no índice de satisfação dos expositores em relação à edição de 2019, com recorde de 92% dos participantes apontando a categoria extremamente satisfeitos na avaliação da feira. Além disso, o crescimento de 21% no índice lealdade dos expositores já é percebido pelo alto número de solicitações de renovações contratuais para o próximo evento, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de abril de 2023, também no São Paulo Expo.
Pelo site www.feicon.com.br o público acompanha as novidades do evento e do mercado, e poderá aproveitar toda a programação de conteúdo da feira de 2022, que foi gravada e estará disponível on demand e gratuitamente na plataforma FEICONNECT, nos próximos dias. Para acesso, basta se cadastrar no site.
Sobre a FEICON
Com 26 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br .
Sobre a RX
A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. www.rxglobal.com