EducaçãoNotíciasRio Grande do Sul

PMNH e Feevale promovem grupo de cuidados para a coluna, no Santo Afonso

A atividade visa melhorar a qualidade de vida por meio de exercícios simples e orientações de saúde.

Manter a saúde mental e física em período pós-pandemia tem sido um desafio para toda a sociedade. Pensando na promoção do bem-estar da comunidade residente nos bairros Santo Afonso e Vila Palmeira, o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), em parceria com a Universidade Feevale, criou um projeto para adultos que querem melhorar sua qualidade de vida por meio de atividades voltadas à saúde da coluna.

A ação, desenvolvida e ministrada pela professora Daiana Picoloto e alunos de graduação do curso de Fisioterapia, acontecerá no Centro Municipal Nutricional – Nutrir (Av. Montevideo, s/nº ao lado da EMEI Favo de Mel) todas as segundas-feiras, a partir do dia 18 de abril, às 14h. As inscrições podem ser feitas na USF Palmeira (R. Nazaré, 215 – Santo Afonso) ou no próprio Nutrir e é aberta a toda comunidade com mais de 18 anos.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Embora os encontros sejam voltados para os adoecimentos ligados à coluna, o grupo também irá orientar a comunidade, de maneira simples e descontraída, sobre os mais variados temas de Educação em Saúde como hipertensão, diabetes, saúde da mulher, questões emocionais e outros que podem ser sugeridos pelos participantes.

“A parceria com a Universidade Feevale tem se mostrado, ao longo dos anos, muito benéfica dentro das unidades de saúde. Projetos como esse fazem com que esses benefícios se estendam a outros espaços que podem promover saúde e bem-estar a mais pessoas na comunidade”, destaca Cler Oliveira, coordenadora do Numesc.

A professora Daiana Picoloto aponta que essa experiência já mostrou exitosa há alguns anos, quando a mesma desenvolvia grupos no bairro Guarani. “Os encontros estimulavam não só o cuidado com a saúde do corpo, mas a criatividade, o fortalecimento de vínculos com outras pessoas da comunidade e, consequentemente, a melhora da saúde mental”, relata.

Fonte
PMNH
Botão Voltar ao topo