Mariana Caroline Marcon é a nova rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis. Ela foi eleita junto com a primeira princesa Tainara Iasmin Blauth e a segunda princesa Thaís Sofia Paetzinger. A definição das soberanas aconteceu na noite de sábado (9), na Sociedade Linha Araripe. A corte formada por Mariana, Tainara e Thaís representa o 49º Festival Internacional de Folclore, bem como o Município de Nova Petrópolis.
Mariana Caroline Marcon representa o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, das localidades de Linha Brasil e Linha Araripe. Tainara Iasmin Blauth integra o Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial. Thaís Sofia Paetzinger faz parte do Grupo de Danças Folclóricas Internacional, do Centro.
Jurados
O quinteto de jurados responsável pela escolha das soberanas foi formado pela mestre em dança, coreógrafa e bailarina Carmen Pretto; pelo jornalista, escritor e historiador Felipe Kuhn Braun; pelo professor doutor Pedro de Alcântara Bittencourt César; pela presidente do Centro Cultural 25 de Julho, de Porto Alegre, Susana Fröhlich; e pela folclorista e tradutora Verônica Kühle. Além de uma série de avaliações ao longo do baile, as candidatas passaram por entrevistas com os jurados durante a tarde de sábado, no Parque Aldeia do Imigrante.
A emoção tomou conta do público da Sociedade Linha Araripe com o ato de despedida da rainha Andressa Haas e das princesas Sara Freitas e Luana Heck. Eleitas para o ano de 2019, elas tiveram o período de corte estendido até 2022 em função da pandemia.
O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acontece de 14 a 31 de julho, na Rua Coberta. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis.