Exposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas

O encontro chamado de Dialogarte reunirá o artista Antonio Giacomin e historiador João Mendes Neto

Às 19h, do próximo dia 13 de abril, no Muscap, em Caxias do Sul, acontecerá o Dialogarte. O evento com o artista Antonio Giacomin e o historiador João Mendes Neto foi pensado para oportunizar que toda a comunidade, artistas, professores, profissionais de diferentes áreas e amantes da arte e da história, possam conhecer mais a fundo o processo de trabalho desenvolvido para a realização da Exposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas.

Os participantes do bate-papo irão conversar sobre o resultado das 50 aquarelas que integram o projeto de Preservação da Coleção de Álbuns de Fotografias do Museu dos Capuchinhos, que reconstituem boa parte da história da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul.

Aquarelas: Antonio Giacomin

A exposição, que pode ser visitada até o dia 27 de maio, conta ainda com 20 álbuns fotográficos, com um total de 1800 fotografias que inspiraram as aquarelas e que passaram pelo processo de conservação e restauro e integram a Coleção de Fotografias do MusCap.

As inscrições para garantir lugar no evento devem ser feitas pelo e-mail coordenacao@muscap.org.br ou pelo telefone: (54) 3220.9565. O investimento para participar é de R$10,00 por pessoa.

Sobre os convidados para o bate-papo:

Antonio Giacomin é artista visual nascido em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, com uma trajetória de mais de quatro décadas no universo da pintura. Reconhecido como um dos principais nomes na produção de aquarelas, já teve trabalhos expostos em mostras e eventos em diversos países do mundo.

João Mendes é historiador, formado pela Universidade de São Paulo, com especialização em fotografia pelo Centro de Comunicações e Artes do Centro Universitário Senac – SP. Foi responsável pela organização do acervo histórico de fotografias da Fundação Telefônica, como coordenador do programa de Arte & Tecnologia. Coordenou a realização de exposições no Museu Nacional de Brasília, Pinacoteca do Estado de SP, além de livros de Fotografia e Arte. Atuou como superintendente do Museu da Imagem e do Som – SP e atualmente é diretor da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais. Expôs seu trabalho pessoal como fotógrafo na Fundação Cultural de Canela, Conjunto Cultural da Caixa e na SW1 Gallery of London. Tem experiência na área de Conservação e Restauro de Fotografias Históricas.

SERVIÇO:
DIALOGARTE

Sobre a Exposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas

Fonte
Alessandra Muraro
Sair da versão mobile