A Prefeitura de Gravataí está descontente com a falta de providência da RGE com o emaranhado de fios nos postes de luz ou pendurados sobre os passeios públicos. Para enfrentar essa situação, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), intensificou a fiscalização. De acordo com a SMSU, os fiscais estão emitindo, em média, 50 notificações por dia, para a concessionária de energia.
Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Paulo Garcia, há um ano, a prefeitura, junto com a SMSU e com a Procuradoria Geral do Municípios (PGM), cobrou providências da RGE, para evitar esse tipo de problema. “Foram chamados, inclusive, os permissionários do serviços (empresas de telefonia, TV a cabo e internet), para que fossem tomadas providências, mas o problema segue se repetindo, por isso, seremos rigorosos na aplicação das sanções”, afirmou Paulo Garcia.
Multas
Cada multa equivale a 500 UFMs (unidades Fiscais Municipais), o que corresponde a R$ 2.678,00. Em caso de reincidência, o valor dobra, passando para R$ 5.357,00. São consideradas irregularidades, os fios soltos ou fora de padrão, a cada vão, ou seja, no intervalo de um poste para outro. “Não é correto trabalharmos para deixar a cidade mais bonita e melhor para se viver se temos fios pendurados, por tudo quanto é lado, como se não houvesse lei nem ordem”, reforçou o secretário.
Após a notificação, a empresa tem dez dias para regularizar os fios que estiverem fora do padrão. Passando esse prazo, é aplicada a sanção. O secretário explicou que a SMSU vinha agindo a partir de denúncias e reclamações, mas, que a partir de agora, a própria fiscalização fará buscas pela cidade. As pessoas, porém, podem seguir avisando a prefeitura, pelo telefone 3600-7517.
De acordo com a SMSU, a medida já tem apresentado resultados positivos. Após a empresa ter sido notificada, por irregularidades nos fios do poste, que está localizado na Rua Prefeito José Link, ao lado da Acigra, nesta quarta-feira, 13, os fios já estavam dentro do padrão estabelecido. “Nosso propósito não é autuar, mas encontrar soluções para deixar a nossa cidade mais bonita e agradável para todos”, destacou o secretário.