Variedades

Conheça também cinco indicações para os pequenos leitores

No mês de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro (23). No país, 52% da população é composta de leitores, que são aqueles que leram um livro inteiro ou parte dele nos últimos três meses, segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. No entanto, o estudo revela uma queda de 4% neste número entre 2015 e 2019, sendo que a única faixa que apresentou crescimento foi referente às crianças de cinco a 10 anos, que passou de 67% para 71% no período.

O professor Reginaldo Monteiro, do Itinerário formativo de Comunicação oral e escrita das Escolas Luminova, comenta a importância do hábito da leitura ser incentivado pela escola em conjunto com a família desde os primeiros anos da criança. “A primeira infância é crucial para o desenvolvimento das habilidades de linguagem do ser humano e a leitura é uma das principais aliadas nesse processo. Livros de histórias são capazes de tornar os pequenos mais extrovertidos e atentos às emoções das pessoas com as quais convive. Além disso, por meio das histórias é possível desenvolver a empatia, pois o leitor se coloca no lugar dos personagens”, comenta.

Foto: Katia Ribeiro Souza

Reginaldo separou algumas dicas para os pais ajudarem os filhos neste processo:

1 – Converse e demonstre interesse pelas leituras que as crianças estão realizando;

2 – Faça leituras em conjunto com os filhos;

3 – Dedique um tempo e proponha uma meta para ler;

4 – Relacione os interesses da criança com a leitura;

5 – Use a tecnologia como aliada;

6 – Vá com os filhos às bibliotecas, livrarias e espaços de leitura.

O ato de ler para os filhos reforça o vínculo com os pais, estimula a criatividade e a linguagem, além de auxiliar no processo de alfabetização.

Para os pequenos leitores, o professor da Luminova também separou três indicações de livros em português. Já a consultora pedagógica da Park Education, rede especializada em educação bilíngue, criatividade e soft skills, Thais Sousa, sugere duas obras em inglês para os que desejam aprimorar o segundo idioma:

1 – “Quando eu era pequena”, de Adélia Prado
É uma narrativa que aborda as recordações da infância, um tema que costuma agradar as crianças.

2 -: “Sulwe”, de Lupita Nyong’o

Baseada na vida da própria autora, a personagem Sulwe tem a pele mais escura que a de seus pais e irmã e tudo que ela queria era poder clareá-la. Para isso, testa ideias mirabolantes, até descobrir que é especial e única.

3 -“O urso que não era”, de Frank Tashlin

É uma obra que conversa com todas as infâncias e com adultos também. Promove o pensamento crítico e a reflexão, além de não subestimar a inteligência do pequeno leitor.

4 -“Diary of a Wimpy Kid” , de Jeff Kinney

A leitura remete ao dia a dia da criança e, para a compreensão mais fácil, o inglês intermediário seria o ideal, mas com o nível básico e um pouco de dedicação é possível entender.

5 – “The cat in the hat”, de Theodore Geisel com o pseudônimo de Dr. Seuss

Ensina as crianças, de maneira divertida, a sempre fazerem a escolha certa apesar de estarem tentadas a fazer algo errado.

Via
Markable Comunicação
Fonte
Liliane Pires
Botão Voltar ao topo