Saúde

3 séries médicas que abordam a endometriose

Especialista fala da importância da informação para o diagnóstico precoce e indica produções que mostram mulheres enfrentando a doença

A endometriose afeta 8 milhões de mulheres no Brasil e 200 milhões no mundo todo, porém ainda é pouco falada fora dos consultórios médicos. A endometriose pode levar anos para ser descoberta e comprometer a qualidade de vida das mulheres, inclusive profissionalmente.

“A informação é fundamental para que mais mulheres saibam identificar os sinais da doença e busquem ajuda médica. Só assim conseguiremos diagnósticos precoces, um fator que impacta muito o tratamento e a qualidade de vida da mulher”, destaca o Dr. Patrick Bellelis, ginecologista especialista em endometriose.

Pensando nisso, o médico indica uma lista com três episódios de séries de TV famosas que abordam essa temática e ajudam a ampliar a discussão e a conscientização em torno dela:

Grey’s Anatomy: temporada 18, episódio 10 (Star+ e Amazon Prime Video)

O episódio da 18ª temporada da principal série médica em exibição nas telas traz a paciente Francesca de volta ao hospital, com dores nas costas. Ela decidiu agendar uma consulta com um ginecologista que logo deduz se tratar de um sintoma da endometriose.

O episódio mostra como uma paciente com endometriose precisa ser ouvida e compreendida durante a consulta.

The Good Doctor: temporada 2, episódio 3 (Globoplay)

Em uma história mais delicada, o Dr. Melendez realiza uma cirurgia para tratar a endometriose de uma paciente e recuperar sua fertilidade. A condição da mulher, contudo, é mais grave do que o normal, o que leva a equipe médica a realizar uma histerectomia para salvar a sua vida.

House: temporada 5, episódio 14 (Globoplay)

O episódio número 100 da série traz a história de uma médica que havia abandonado a carreira para viver melhor, porém ela começa a passar mal durante um compromisso, com dores abdominais e na área dos rins.

Seus lábios também ficam azuis. Após uma consulta com a equipe do Dr. House, ele identifica que se trata de um caso de endometriose ectópica.

PATRICK BELLELIS – GINECOLOGISTA

Tem ampla experiência na área de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva. É graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO.

Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Botão Voltar ao topo