Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Hospital Universitário de Canoas adota yoga para auxiliar seus pacientes psiquiátricos

Psiquiatria do HU

O Hospital Universitário (HU) de Canoas adotou a yoga como prática alternativa para auxiliar seus pacientes psiquiátricos. A novidade foi implementada por Eduarda Rosa Fernandes, 24 anos, estudante do sexto ano de Medicina da Ulbra e estagiária da área de Psiquiatria, para ajudar no tratamento dos internados na instituição.

A jovem conta que, em casa, durante a pandemia, a Yoga a ajudou muito, o que lhe deu motivação para aplicar as técnicas em seu estágio. “Me sentia muito ansiosa, principalmente pelos estudos do curso de Medicina. A prática é muito interessante e me ajudou a ter mais foco”, relata.

A melhor surpresa, segundo ela, foi a receptividade das pacientes. “Elas demonstraram muita satisfação em poder desenvolver uma atividade diferente. São pessoas passando por situações difíceis, envolvendo saúde mental, que ainda é um tabu na sociedade e, inclusive, no curso de Medicina”, comenta a estudante. Como os 45 dias de sua experiência na Saúde Mental estão terminando, ela decidiu treinar um profissional fixo da equipe, para dar continuidade à iniciativa.

A Unidade de Psiquiatria do HU tem dez anos de atividade e recebe jovens e adultos dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O coordenador da ala e professor universitário da Ulbra, psiquiatra Manoel Garcia Junior, informa que no primeiro trimestre deste ano, foram 60 internações. “Nossa média anual é de 240 pessoas, vindas principalmente de Canoas, mas também de outros municípios, como Nova Santa Rita, Viamão e Eldorado do Sul”, explica.

Botão Voltar ao topo