Saúde

As emoções podem causar problemas como prisão de ventre, gases e inchaço

Os órgãos e as vísceras têm muito mais a dizer sobre as emoções do que se imagina. A milenar Medicina Tradicional Chinesa já conta que o intestino grosso e o pulmão podem sofrer com a tristeza e por isso é importante cuidar do emocional antes que os efeitos físicos sejam sentidos.

“O intestino funciona de forma autônoma e não depende do cérebro para enviar comandos. Seu sistema nervoso entérico (SNE) tem o mesmo funcionamento do sistema nervoso autônomo do corpo e se comunica com sistema nervoso central (SNC) através dos sistemas simpático e parassimpático. O sistema do intestino tem cerca de 500 milhões de neurônios. Por tudo isso é considerado o ‘2º cérebro’ e interfere tanto no funcionamento do restante do organismo”, explica o naturopata e professor Daniel Alan Costa, especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein.

Não é incomum ouvir que está com dor de barriga por estresse, ou que está ‘enfezada’ por algum motivo. Antes de sentir os efeitos no corpo, o naturopata enumera quatro cuidados com as emoções.

  1. A tristeza pode provocar constipação por causar deficiência no QI (energia vital) do pulmão e, consequentemente, do intestino.
  2. Preocupação excessiva diminui a circulação do QI do pulmão para o intestino, o que retém as fezes.
  3. A raiva pode ressecar e causar estagnação no QI do fígado e afetar o intestino também.
  4. Pacientes que meditam percebem uma melhora no funcionamento intestinal, com a diminuição da ansiedade e do estresse.

Não é à toa que a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) realizou o primeiro estudo sobre a saúde intestinal da mulher brasileira com 3.029 entrevistadas e comprovou essa ligação. Dois terços têm problemas como prisão de ventre, gases e inchaço. 89% relataram variações de humor e 88%, menos concentração nas tarefas cotidianas.

Ou seja, para cuidar da saúde física é preciso prestar muita atenção no emocional. Por isso a Medicina Tradicional Chinesa não trata sempre da mesma forma o mesmo problema. “Cada indivíduo tem sua história de vida e os problemas que marcaram mais o emocional, por isso o profissional de naturopatia analisa todo o histórico antes de indicar a linha que será seguida no tratamento das causas para solucionar determinada patologia”, finaliza.

Profº Daniel Alan Costa é fisioterapeuta especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein, Naturopata, Acupunturista integrante da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies), coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia da UNIP e coordenador geral dos cursos do Sol Instituto Terapêutico/ INESP. Crefito 3 – 203298-F

Botão Voltar ao topo