Saúde

Saúde da mulher: especialista alerta sobre os principais problemas, cuidados e prevenção

Com tantas responsabilidades e demandas em suas vidas, muitas mulheres acabam negligenciando sua própria saúde. Isso pode levar a um aumento no número de casos de doenças como câncer de mama, depressão e câncer de colo de útero. A Dra. Márcia Araújo, ginecologista do Docway, enfatiza a importância de cuidar da saúde mesmo em meio a uma rotina agitada. “As mulheres têm lutado por seu lugar na sociedade e têm desempenhado múltiplas funções. No entanto, é importante não negligenciar os cuidados pessoais. Com os avanços tecnológicos, é possível manter a rotina e o acompanhamento médico em dia para prevenir problemas de saúde”, explica a especialista. A seguir, a Dra. Márcia Araújo analisa as três doenças que mais afetam as mulheres atualmente:

Depressão

A depressão é uma doença que tem um impacto significativo na sociedade. De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a doença com maior impacto no mundo. No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima que cerca de 20% da população teve, tem ou terá um episódio de depressão em algum momento de sua vida. Os sintomas incluem falta de interesse, dificuldade de concentração, perda da autoestima e mudanças bruscas de humor. A doença afeta mais as mulheres do que os homens e, embora os cientistas e especialistas não tenham uma explicação definitiva para essa diferença, acredita-se que ela esteja relacionada à influência dos hormônios femininos. “Os quadros depressivos devem ser diagnosticados e tratados com cuidado por profissionais capacitados. No entanto, existem medidas que podem ajudar a melhorar o quadro, como a prática regular de atividade física e a participação em atividades coletivas, como cursos e voluntariado. Essas ações podem ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o humor e promover a interação social”, explica a especialista.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, representando 25% de todos os novos casos de câncer a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no ano passado, houve mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil. Existem vários tipos de câncer de mama e, na maioria dos casos, quando diagnosticados precocemente, o tratamento é eficaz e há boas perspectivas de cura. “As mulheres devem estar atentas e realizar exames preventivos regularmente, pois muitos casos não apresentam sintomas em estágios iniciais. Por isso, a mamografia é tão importante. Um dos sinais mais comuns é o aparecimento de um nódulo no seio, que pode ou não ser doloroso. Outros sintomas incluem secreção pelo mamilo, alterações na pele da mama e nódulos na axila. É importante lembrar que o autoexame não substitui a mamografia e o exame clínico realizado por um profissional qualificado”, explica a Dra. Márcia Araújo.

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero é um importante problema de saúde pública em todo o mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016 foram estimados mais de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero no Brasil, o que representa 15 novos casos para cada 100 mil mulheres brasileiras.

As principais causas da doença incluem o início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros sexuais, higiene íntima inadequada e infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). “O câncer de colo de útero tem um grande potencial de prevenção e cura se diagnosticado precocemente. Alguns sintomas que podem servir como alerta incluem sangramento vaginal após a relação sexual, corrimento vaginal escuro e com mau cheiro e, em estágios mais avançados, hemorragias, dores lombares e abdominais, perda de apetite e peso. A vacinação contra o HPV é uma ótima opção para prevenir a doença, especialmente para jovens antes do início da atividade sexual. Para todas as mulheres, o exame Papanicolau e o exame clínico anual são fundamentais”, explica a médica.

Para concluir, a médica lembra que as melhores formas de cuidado e prevenção são as mais conhecidas: ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e consultar um médico regularmente são atitudes básicas para quem busca qualidade de vida e longevidade. Esses cuidados básicos são a melhor forma de prevenir as principais doenças que afetam a saúde da mulher.

Botão Voltar ao topo