Rio Grande do Sul

Iberê nas Escolas atende 40 alunos da zona rural Eldorado do Sul

Programa Educativo da Fundação Iberê leva arte-educação às escolas públicas no RS

Desde o início da semana, 40 estudantes, com idades entre 9 e 15 anos, da rede municipal do Parque Eldorado, na zona rural de Eldorado do Sul, ocupam o turno inverso das aulas com atividades de arte-educação promovidas pela Fundação Iberê, na antiga Associação Lar Luz da Criança. Desde o último dia 29 de abril, a instituição funciona como anexo da EMEF Octávio Gomes Duarte.

Ao longo do ano, as experiências em arte terão foco na integração dos estudantes e no desenvolvimento dos seus próprios processos de expressão e de aprendizagem. O projeto dispõe, diariamente, de uma arte educadora e uma educadora social trabalhando com metodologias, que permitirá aos alunos se entenderem como protagonistas e interlocutores das ações desenvolvidas na escola e na sua comunidade.

Também serão convidados oficineiros de diferentes linguagens artísticas para trabalharem as diversas possibilidades que o espaço oferece: arquitetura, escultura, música, ateliê de contação de histórias, gastronomia, dramaturgia, audiovisual, entre outros.

O trabalho será desenvolvido com a participação ativa dos alunos, possibilitando, além da criação e do fazer artístico, o desenvolvimento de habilidades para o seu futuro: trabalho em equipe, protagonismo, colaboração, desenvolvimento do senso ético e estético, criatividade, empreendedorismo pessoal e autoestima.

Lar Luz da Criança

O Projeto de Interação Social era um sonho da comunidade e dos fundadores do antigo Lar Luz da Criança, Rubens e Maria Elena de Oliveira. Há mais de 30 anos, Rubens construiu a casa e, junto com a esposa e os filhos, atendeu crianças em situação de vulnerabilidade social.

A Fundação Iberê atuará na ativação e transformação do espaço em um centro de ações culturais, deixando a marca do Iberê nas Escolas, como um legado de criatividade e de fomentação de arte na comunidade do Parque Eldorado.

A Secretaria Municipal de Educação também contará com a parceria da Fundação Pão dos Pobres e do Projeto Pescar. Os alunos terão todo o suporte para o seu desenvolvimento: educação de qualidade, com salas temáticas e informatizadas e alimentação com acompanhamento de profissionais.

Botão Voltar ao topo