A Secretaria da Saúde de Viamão passou a realizar desde segunda-feira (2), o exame de eletroencefalograma (EEG) no Centro de Especialidades (Avenida Senador Salgado Filho, 5412, São Lucas). O exame é essencial para investigar possíveis disfunções da consciência, alterações vasculares e distúrbios que afetam o cérebro ou o sistema nervoso central.
De acordo com a secretária da Saúde, Michele Galvão, o EEG faz parte da linha de cuidado da neurologia. “Ele serve para detectar alterações na atividade cerebral. Como não é um procedimento invasivo, pode ser realizado por pessoas de qualquer faixa etária, inclusive crianças e gestantes.”
O aparelho foi adquirido este ano. São 140 pacientes que aguardam na lista de espera há, pelo menos, quatro anos. “Desde 2018 o Estado não está mais realizando o exame de forma eletiva, só via Sistema Unificado de Gerenciamento de Consultas (Gercon)”, explica a secretária da Saúde.
O EEG será realizado diariamente, até zerar a fila de espera. O laudo é emitido por uma empresa terceirizada, em 24 horas. “É um exame demorado e pode levar cerca de uma a duas horas. Ele exige a posição correta dos eletrodos na cabeça e, muitas vezes, é preciso esperar o paciente relaxar e adormecer.”
A Secretaria da Saúde tem na rede uma neuropediatra lotada no Centro de Especialidades Infantojuvenil (CEI) e o aparelho vai abreviar o diagnóstico e o acesso ao tratamento. “O eletroencefalograma vem qualificar a linha do cuidado da criança com deficiência e complementar o atendimento no CEI”, finaliza Michele.