EmpregoRio Grande do Sul

Fetrameiag-RS empossa diretoria para gestão 2022-2026

Júlio Helton Medeiros da Silva é o novo presidente da entidade que representa 40 mil metalúrgicos

Um novo horizonte está surgindo para a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos, Material Elétrico, Eletrônico e Implementos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Fetrameiag-RS). A nova diretoria da entidade, que será presidida por Júlio Helton Medeiros da Silva, foi eleita em abril e empossada sábado (7), tendo como desafios centrais a luta pelo fim das perdas dos direitos trabalhistas, pela retomada do emprego e pela volta da valorização da moeda.

Durante a realização da assembleia em Bento Gonçalves, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (STIMMME-BG) — um dos fundadores da Fetrameiag –, o novo presidente disse acreditar na mobilização sindical e dos trabalhadores para mudar o cenário de retrocessos que começou com a reforma trabalhista de 2017.

“Desde lá tivemos governos contra os trabalhadores. Vamos fazer o possível e o impossível para melhorar, e a política é um dos principais desafios”, disse o presidente, cujo mandato se estenderá por quatro anos, até maio de 2026.

Juiz Classista na Justiça do Trabalho de Santiago entre 1992 a 1999, Silva preside o Sindicato dos Metalúrgicos de Santiago, outro dos membros fundadores da Fetrameiag, desde 2002. Na Federação, foi vice de Elvio Atzler de Lima, ex-presidente do STIMMME-BG, falecido em 2021 e constantemente lembrado pelos representantes dos sindicatos filiados que estiveram na assembleia. “Vamos dar continuidade ao legado do Elvio”, comentou Silva.

Nesta empreitada, o presidente contará com o trabalho do vice-presidente, Denis Braun, diretor de Formação Política e Sindical do STIMMME-BG. Para ele, a renovação do mandato da entidade fomenta os ideais de luta da Federação. “Lembro quanto o presidente Elvio lutou pela Federação e um pouco por isso estamos aqui. Nós nascemos para lutar, por isso estou aqui e estou lutando e vou continuar lutando, porque todo sindicalista nasceu para lutar, e vamos fazer isso com a federação, com os trabalhadores, com a diretoria e os funcionários”, disse.

Além de representantes dos sindicatos filiados de Bento Gonçalves e Santiago, estiveram presentes membros das entidades filiadas de Estrela, Taquara, Montenegro, Ibirubá e Gravataí, que fazem a força da Fetrameiag, cuja representatividade alcança cerca de 40 mil metalúrgicos.

A assembleia também foi prestigiada pelo presidente da Força Sindical, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicas (CNTM) e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres. Para ele, o momento que a sociedade brasileira está atravessando é muito difícil para os trabalhadores, e lembrou que a reforma trabalhista, além das perdas de direitos, trouxe um ataque ao movimento sindical. “O movimento nasceu das crises, nasceu para combater injustiças, desigualdades. Então, nos fortalecemos nas crises. Precisamos pensar além da nossa base territorial, precisamos pensar numa sociedade mais homogênea. Quero parabenizar a ação de vocês, voltada à causa do trabalhador e aos interesses da sociedade, e dizer que não podemos ser omissos neste ano que é o ano de nossas vidas. É preciso refletir o que está acontecendo, porque todos os benefícios dos trabalhadores foram conquistados pela nossa luta. Só a luta faz a lei”, disse Torres.

Vereador de Santiago, Fernando Oliveira destacou a importância do movimento sindical para a construção de um país mais justo.

O vereador Fernando Oliveira, de Santiago, também esteve na cerimônia de posse de Júlio Helton Medeiros da Silva como presidente da Fetrameiag. Ao felicitá-lo pelo cargo e estender o apoio da Câmara de Vereadores para o trabalho, Oliveira destacou a importância do movimento sindical para a construção de um país mais justo. “Trago um voto congratulatório pela posse em ter sua liderança discutindo todas as pautas do movimento sindical do país. Temos que discutir o que queremos, porque o futuro passa pelas nossas mãos através do voto. Assumir neste momento é difícil, mas com a unidade de todos, teremos um mandato renovado para muita dedicação e trabalho em prol do movimento sindical do Rio Grande do Sul”, comentou o vereador.

Diretoria Fetrameiag-RS 2022/2026

Presidente: Júlio Helton Medeiros da Silva
Vice-presidente: Denis Braun
Diretor de Administração: Noeldi Leal Trindade
Diretor de Formação e de Política Sindical: Jair Carlinhos Lauxen
Diretor de Divulgação, Cultura e Lazer: Enedir Francisco Smaniotto
Diretor de Finanças e Patrimônio: Arnaldo Woicichoski
Diretor Adjunto de Finanças: Francisco Kuhn da Costa
Suplente de Diretoria: Deoclides dos Santos
Suplente de Diretoria: Elton da Cruz Ede
Suplente de Diretoria: Danilo Valdir Gerhardt
Titular Conselho Fiscal: Nilton Cesar França Eleutherio
Titular Conselho Fiscal: Nelson Menegotto
Titular Conselho Fiscal: Claudio Souza da Silva
Suplente Conselho Fiscal: Fernando Lanes Monteiro
Suplente Conselho Fiscal: Lotar Francisco da Silva
Delegado junto à Confederação: Ademar Bressan
Delegado junto à Confederação: Marçal André dos Santos Kresch
Suplente de Delegado junto à Confederação: Zulmir Tarso

Via
Exata Comunicação
Fonte
Viviane Somacal
Botão Voltar ao topo