Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas contabiliza poucos estragos com passagem do ciclone

Equipes da Prefeitura atuam nesta quarta-feira para apurar ocorrências. Serviços de saúde retornaram pela manhã e aulas na rede municipal recomeçam à tarde

O Ciclone Yakecan chega ao Rio Grande do Sul deixando população e autoridades em grande apreensão pelo potencial destrutivo do fenômeno climático. Em Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, a intensidade foi menor, causando poucos estragos.

A Prefeitura acompanha o levantamento dos estragos que possam ter sido causados pelo ciclone que atingiu a região de Pelotas entre a tarde de terça-feira (17) e a madrugada desta quarta-feira (18). Até o momento, de acordo com as equipes da Defesa Civil, apenas situações pontuais foram registradas, principalmente na praia do Laranjal, onde pontos ficaram sem fornecimento de energia elétrica, um poste caiu e uma placa de sinalização foi arrastada pelos fortes ventos da tempestade.

Com a previsão de apenas chuva e frio para esta quarta-feira, a recomendação da Defesa Civil do Município é de que os serviços sejam retomados. Dessa forma, as aulas na rede municipal de ensino retornam no turno da tarde, depois de ficarem suspensas durante a tarde e noite de terça, e pela manhã desta quarta.

Os atendimentos em Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades, farmácias municipais, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Ambulatório de Saúde Mental e prédios administrativos já retornaram hoje pela manhã e mantém funcionamento normal no restante do dia. Apenas as Salas de Vacina e o Trailer da Vacina não abrem hoje em função da logística de redistribuição dos imunizantes, que foram recolhidos pela Secretaria de Saúde (SMS) na terça-feira.

Atendimentos de saúde prejudicados

A SMS esclarece que algumas UBSs podem ter o atendimento prejudicado durante o dia, pela falta de eletricidade, mas as equipes se mantêm nas unidades acolhendo a população e informando sobre a situação. É o caso das unidades Salgado Filho, Porto, Loteamento Osório e Colônia Osório que estão abertas, mas com serviços limitados.

Na zona rural, as UBS Pedreiras, Cascata e Cerrito Alegre também estão sem energia e sem internet, e aguardam o restabelecimento. Equipes acolhem os usuários e prestam orientações.

Casa de Passagem teve alta procura

A Casa de Passagem, oferecida pela Secretaria de Assistência Social (SAS), na rua Dona Darci Vargas, 212, bairro Navegantes, manteve portas abertas à comunidade na noite de terça-feira. Foram disponibilizados 87 leitos, e 75 usuários chegaram a ser acolhidos no local, além de cinco cachorros que acompanhavam seus tutores. Essas pessoas, em situação de rua ou vulnerabilidade, são recebidas pelo serviço normalmente, mas prevendo a passagem do ciclone, a Prefeitura aumentou em 30 o número de vagas no local para proteger mais cidadãos. O local oferece alimentação, roupas, banho e uma cama com travesseiros e cobertores para que os usuários possam dormir.

Foto: Divulgação SAS

Durante a noite, equipes do Município também percorreram as ruas para captar pessoas que estivessem desprotegidas, para que se recolhessem ao abrigo. Ao total, 125 foram abordadas pelos profissionais, mas apenas 25 aceitaram ir para a Casa de Passagem.

A SAS também acolheu oito indígenas, sendo uma gestante, quatro adultos e quatro crianças, na casa República, em quartos isolados dos demais usuários. Os índios estavam na cidade para consultas médicas e, em função da tempestade, não puderam retornar. Pela manhã os usuários foram recebidos no Centro Pop.

Nesta quarta-feira as abordagens e o acolhimento continuam.

Centro Operacional da Defesa Civil

Às 17h de terça-feira foi montado o Centro Operacional na sede do Corpo de Bombeiros, com representantes da Prefeitura e das instituições envolvidas com o enfrentamento às situações climáticas, com o objetivo de atender com maior agilidade os pedidos de ajuda em função da tempestade. Com a pouca ocorrência e chamados da comunidade, no início da madrugada de quarta-feira o plantão presencial foi desmobilizado, mas as equipes seguiram em prontidão para o caso de precisarem ser acionadas.

Foto: Divulgação STT

Casas de bomba e abastecimento de água

A falta de luz em alguns momentos, entre a terça-feira e a madrugada desta quarta, também dificultaram o funcionamento de algumas estruturas do Sanep em Pelotas. Queda de energia na Barragem Santa Bárbara comprometeu parte do abastecimento no centro da cidade, mas logo a situação foi normalizada. À noite, nova queda aconteceu, mas a autarquia acionou a bomba de emergência para garantir o abastecimento.

No início da noite de terça, o reservatório que atende os bairros Areal, Dunas, Vasco Pires e a praia do Laranjal ficou sem energia.

Via
PMP
Fonte
Adriana Rabassa
Botão Voltar ao topo