Rio Grande do Sul

Lajeado segue monitorando aumento do nível do Rio Taquari

Lajeado segue monitorando o aumento do nível do Rio Taquari. De acordo com a Defesa Civil do município, nesta manhã, às 9h45, a cota chegou a 18,61 metros com aumento de 29 cm na última hora, conforme a medição do Serviço Geológico do Brasil – CPRM.

A situação é de alerta diante do volume expressivo de chuvas nas regiões que formam as cabeceiras do Rio Taquari. A cota de inundação do município é de 19 metros, e a projeção é que atinja este nível.

As equipes da Defesa Civil já monitoram a situação e preparam a remoção das primeiras famílias. O Parque do Imigrante já está pronto para receber os desabrigados que eventualmente precisarem de abrigo temporário. Neste momento, o rio está em cota de alerta. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, as primeiras famílias são removidas quando o rio atinge os 19 metros. A projeção é que atinja este nível no fim da manhã.

– Acreditamos que não deva passar deste nível, mas já estamos nos preparando para interrupção de vias e remoção de famílias. Temos a informação que a chuva cessou nas cabeceiras, porém precisamos manter o alerta – informa o coordenador.

Conforme a medição da régua instalada na escadaria da rua Oswaldo Aranha, às 9h30, o rio atingiu os 18,76 metros.

Em Lajeado, as ruas que podem ser interrompidas e estão sendo monitoradas são a Francisco Oscar Karnal, Carlos Spohr Filho, Arnoldo Uhry e General Osório.

O Rio Taquari está a 5,61 metros acima do nível normal no município de Lajeado, que é de 13 metros. Para informações, contate a Defesa Civil no telefone (51) 3982-1150 ou pelo celular (51) 99828-4971.

Botão Voltar ao topo