Variedades

13º Festival Varilux de Cinema Francês será de 21 de junho a 6 de julho

Seleção 2022 traz 17 filmes inéditos e dois clássicos

O 13º Festival Varilux de Cinema Francês ocorre entre 21 de junho e 6 de julho e brinda o público com 17 obras inéditas e recentes da filmografia francesa e dois filmes como homenagem aos 400 anos do dramaturgo francês Molière. A programação completa de filmes desta edição do Festival pode ser conferida aqui.

Denis Menochet e Isabelle Adjani em Peter Von Kant

Inéditos

Na seleção dos inéditos do 13º Festival Varilux de Cinema Francês há temáticas variadas para comédia, drama, suspense e romance com produções de diretores aclamados internacionalmente e já conhecidos do público brasileiro como François Ozon (Peter Von Kant), Cédric Klapisch (O Próximo Passo), Asghar Farhadi (Um Herói) e Louis Garrel (Um Pequeno Grande Plano).

Laetitia Casta em Um pequeno grande plano

Premiados

Integram a programação obras premiadas como O Acontecimento, de Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021; Um Herói, de Asghar Farhadi, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021; Contratempos, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza; O Destino de Haffmann, de Fred Cavayé, vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film de Sarlat 2021 e Peter Von Kant, de François Ozon, indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.

Virginie Efira em Esperando Bojangle

Astros consagrados

Os fãs irão rever na telona estrelas e astros consagrados como Fanny Ardant (Os Jovens Amantes), Isabelle Adjani (Peter Von Kant), Virginie Efira (Esperando Bojangles, O Segredo de Madeleine Collins), Emmanuelle Bercot (Peter Von Kant), Daniel Auteuil (O Destino de Haffmann), Gilles Lellouche (Golias, Kompromat e O Destino de Haffmann), Denis Ménochet (Peter Von Kant), Pierre Niney (Golias) e Romain Duris (Esperando Bojangles, As Aventuras de Molière). Nomes aclamados como Laetitia Casta (Um Pequeno Grande Plano), Cécile de France (Os Jovens Amantes), Laure Calamy (Contratempos) e Melvil Poupaud (Os Jovens Amantes) também marcam presença.

Melvil Poupaud em Os jovens amantes

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras dos filmes Bonfilm, California Filmes, Elite Filmes, Mares Filmes, Synapse e Zeta Filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial. Outros parceiros são AdoroCinema, Arte1, Canal Curta!, Filme B e Papo de Cinema.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo