NotíciasRio Grande do Sul

Grupamento de Defesa Ambiental de São Leopoldo resgata gavião-carijó

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de São Leopoldo fez o resgate de mais uma ave de rapina. Dessa vez, um gavião-carijó foi recolhido no bairro Scharlau. A ação ocorreu no domingo (12), após informações relatadas por um morador da localidade pelo telefone 153.

Os agentes verificaram que a ave aparentava estar ferida. O pássaro será enviado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Mini Zoo de Canoas para que seja devidamente tratado e devolvido à natureza. No local, o gavião receberá acompanhamento até que possa ser reinserido ao ambiente natural.

Gavião-carijó

O Gavião-carijó (Rupornis Magnirostris) tem alimentação variada, caça desde mariposas; besouros; gafanhotos; cigarras; passando por pequenos répteis como lagartos; lagartixas; cobras; outras aves e roedores. Caça a partir de um poleiro, permanecendo na espreita até avistar uma presa e atirar-se sobre ela. Também saqueia ninhos de outras aves, e de forma menos frequente pode caminhar no solo para capturar invertebrados. É um dos gaviões mais comuns e abundantes dos centros urbanos, vive solitário ou aos pares, passando, maior parte do tempo, empoleirado no alto de árvores, mourões de cerca, postes e fios de eletricidade. (fonte: www.avesderapinabrasil.com)

Botão Voltar ao topo