NotíciasRio Grande do Sul

Hemopel convida pelotenses a doar sangue nesta terça-feira (14)

Nesta terça-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) pede que os pelotenses contribuam com uma doação. Na data, haverá apresentação musical do Arteria Espaço Dança para homenagear os doadores que comparecerem. As atividades se iniciam às 7h30 e seguem até as 17h30.

A assistente social do HemoPel, Márcia Lages, explica que a ação tem o objetivo de homenagear todos os doadores e sensibilizar novos candidatos ao ato. “O Dia Mundial do Doador de Sangue vem para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Principalmente neste período de baixa das temperaturas, com o aumento dos sintomas gripais e infecções respiratórias, as doações tendem a diminuir, mas não podemos esquecer de que os procedimentos cirúrgicos cardíacos e oncológicos, assim como os de emergência, permanecem ocorrendo. Por isso é necessário a solidariedade de todos neste gesto de amor ao próximo”, destaca.

O Hemocentro recebe em média 600 doações mensais, no entanto, o ideal é que sejam feitas, pelo menos, mil doações no mês, pois ele abastece três hospitais da cidade: São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha.

Quem pode doar?

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com suspeitos ou confirmados para Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar 30 dias após ser considerado recuperado. Depois das vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar sangue depois de dois dias. Para os demais imunizantes contra o coronavírus, são necessários sete dias de intervalo.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Onde doar
O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para contato é o (53) 3222.3002, e informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (53) 98156.1209.

Tem carona para quem precisar
O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 12 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 12 pessoas.

Grupos, independente da carona, podem ser agendados previamente, por telefone ou WhatsApp, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

Botão Voltar ao topo