PublieditorialVariedades

O que significa o anel de formatura em cada um dos dedos? Descubra

Diversas crenças e tradições sugerem qual seria o melhor local para acomodar o anel; confira os detalhes:

O dia da formatura é um momento emocionante e muito aguardado. Afinal, foram quatro ou cinco anos de estudo e muito esforço para receber o diploma e se tornar um profissional reconhecido perante a sociedade. Para marcar esse dia tão especial, muitos familiares decidem presentear o formando com um belo anel de formatura. A dúvida que pode surgir a partir de então é: em qual dedo usar esse acessório? Confira.

Qual é o dedo correto para utilizar o anel de formatura?

Na verdade, não existe um dedo correto para se utilizar o anel de formatura, embora muitas vezes ele seja utilizado no anelar da mão direita. Há quem goste de colocá-lo no dedo anelar da mão esquerda, quando se trata de uma pessoa casada ou noiva. Contudo, isso varia do gosto pessoal de cada um, mas existem significados para o uso dos anéis que vale a pena conhecer como curiosidade e também como sugestão caso você ainda não tenha tomado uma decisão.

Uso de anel no dedo indicador

De acordo com a tradição de diversas culturas espalhadas pelo mundo, o uso de anel de formatura ou de qualquer outro tipo no dedo indicador serve para demonstrar poder e autoridade. Reis e pessoas de importância sempre colocavam os acessórios nesse dedo, da mesma forma é comum ver policiais e membros de alguns grupos utilizando os anéis no dedo indicador.

Segundo as tradições indianas, nos chacras, o comportamento também indica controle. Vale destacar que na cultura judaica a aliança de casamento é usada no dedo indicador direito.

O que significa utilizar no dedo médio

A utilização de anéis no dedo médio é comum em pessoas que buscam equilíbrio. Afinal, este é o dedo que divide a mão em duas partes. Há doutrinas espirituais que acreditam no medo de perder o controle e na instabilidade emocional ao utilizar o anel nesse dedo.

Segundo a Yoga, o dedo médio se liga com chakras do coração e do estômago, o que indica materialismo.

Dedo anelar

Por sua vez, o dedo anelar é o mais comum para se utilizar os anéis de formatura. Sempre teve uma ligação direta com o coração e se relaciona com compromisso de alma ou de amor. O dedo anelar da mão esquerda, por exemplo, é conhecido por ser caminho da “vena amoris” (veia do amor, em latim).

Usar o anel de formatura no anelar pode simbolizar amor pela profissão e compromisso com sua filosofia ética.

Anel de formatura no mindinho

Talvez o local mais curioso para se utilizar o anel de formatura seja o mindinho. No passado, as peças no dedo mindinho sinalizavam para uma pessoa que já havia sido casada, isso se estivesse na mão esquerda. Na mão direita, a simbologia remete ao conhecimento e, por isso, também é um ótimo dedo para colocar seu anel de formatura.

Por fim, o polegar

Em diversas culturas religiosas ou espiritualistas, os anéis no polegar representam a força de vontade, segurança de ideais e convicções. O único problema desses sentimentos é a arrogância, que pode ficar enfatizada.

Botão Voltar ao topo