Pelotas institui Comitê de Igualdade Racial no município

A Prefeitura de Pelotas implementou oficialmente nesta quarta-feira (15), o Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Em cerimônia realizada na 28ª Fenadoce, a prefeita Paula Mascarenhas assinou a designação dos membros que irão compor a administração 2022/2024. Ao todo, o comitê contará com dez secretarias ativas no desenvolvimento das atividades.

Instituído através do Decreto 6.524, o órgão irá atuar com o objetivo de qualificar a política pública no combate ao preconceito racial. Uma das principais ações será a capacitação de servidores e professores da rede municipal de ensino, que devem trabalhar no combate ao racismo institucional, bem como propor estratégias para divulgação do enfrentamento à intolerância racial.

Ações que visem a alteração do nível de empregabilidade, de condições de trabalho e de remuneração decorrente da raça das pessoas, também fazem parte das atribuições do novo comitê do município. Nomeado como presidente do órgão, o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, destacou durante o evento a necessidade de ampliar o debate sobre a temática.

Ao todo, cerca de 20 servidores do município compõem a estrutura organizacional do comitê. Confira a nominata:

Secretaria de Cultura (Secult)

Secretaria de Educação e Desporto (Smed)

Secretaria de Assistência Social (SAS)

Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Procuradoria-geral do Município (PGM)

Secretaria de Saúde (SMS)

Assessoria Especial Do Pacto Pelotas Pela Paz

Secretaria de Segurança Pública (SSP)

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF)

Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh)

Participaram do ato de instalação doo vice-prefeito Idemar Barz, a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira.

Sair da versão mobile