NotíciasPorto AlegreVariedades

OSPA apresenta no sábado (25) a terceira edição do Ciclo Brahms

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta neste sábado (25) o terceiro concerto do Ciclo Brahms. A série de apresentações presta homenagem ao compositor Johannes Brahms (1833 – 1897), cuja morte está completando 125 anos.

A OSPA recebe três convidados neste sábado: os músicos cariocas Fabio Presgrave e Daniel Guedes e o regente suíço Stefan Lano, atual diretor musical da Orquestra Sinfônica e do Teatro Nacional do Uruguai (SODRE).

A apresentação também conta com a quinta sinfonia do compositor russo Sergei Prokofiev (1891 – 1953). O concerto é neste sábado, 25 de junho, às 17h na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 40 em sympla.com.br.

Como sempre, o espetáculo é precedido pela palestra Notas de Concerto, com início às 16h. Desta vez, o escritor, jornalista e livreiro Milton Ribeiro falará ao público sobre as obras do repertório.

O violoncelista Fabio Presgrave e o violinista Daniel Guedes mantêm uma parceria musical desde a época em que eram colegas na graduação, há 22 anos, que se estende também a projetos pedagógicos no Brasil e na Alemanha.

A dupla vem a Porto Alegre para executar o “Concerto para violino e violoncelo em lá menor, Op. 102”, de Brahms, considerado o primeiro trabalho do gênero escrito para este par incomum de instrumentos.

Depois do intervalo, a OSPA executa a “Sinfonia nº 5” de Sergei Prokofiev, uma obra frequentemente descrita como “heroica” e “alegre”, que se tornou popular no mundo inteiro. Composta durante a II Guerra Mundial, foi estreada em 1945, em Moscou, sob regência do compositor, e foi considerada uma celebração musical do fim do conflito.

Prokofiev afirmou que se tratava de “uma sinfonia da grandeza do espírito humano, uma canção de louvor à humanidade livre e feliz”.

O Ciclo Brahms continua na próxima semana: no dia 2 de julho, está prevista a quarta apresentação. O programa inclui duas obras do compositor, “Concerto para violino e orquestra em Ré Maior, Op. 77”, e “Sinfonia nº 2”. O último concerto do Ciclo Brahms está marcado para 6 de agosto.

Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Botão Voltar ao topo