Rio Grande do Sul

Lajeado terá oficina de Bordado em Fotografia dia 30 de junho

Uma arte que valoriza momentos inesquecíveis é a proposta da oficina “Bordado em Fotografia” que ocorre na quinta-feira (30), na Casa de Cultura de Lajeado. A atividade gratuita será ministrada pela professora Renata Lohmann, das 13h30 às 15h30.

Podem se inscrever pessoas acima dos 12 anos. Para participar, é necessário ter os seguintes materiais:

  • fotos impressas;
  • agulhas;
  • linhas de bordado;
  • acessórios como botões, fitas e rendas.

Oficina de bordado

Conforme a professora e artista Renata, a técnica de bordado é muito antiga. Há registros de utilização na pré-história, com a utilização de agulhas de osso e fios de fibras vegetais, indicando sua importância não apenas na confecção de peças de roupa como também na ornamentação e na diferenciação das indumentárias.

O bordado tornou-se tradição na confecção de vestuários entre os povos romanos, gregos, egípcios, chineses, na Pérsia, Índia e Inglaterra. Cada povo adotou seu estilo de bordar, levando em consideração a sua cultura.

– A técnica de bordar fotografias também não é recente. Foi registrada nos trabalhos de diversos artistas como forma de ressignificar fotografias e criar uma conexão mais profunda com as imagens. A intervenção nas fotografias a partir do bordado reflete a reconstrução de memórias e narrativas e ressignifica essa prática anciã, muitas vezes percebida como artesanato, galgando seu espaço como arte – ressalta a artista Renata.

As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura de Lajeado (Rua Borges de Medeiros, 285 – Centro) ou pelo telefone (51) 3982-1081.

Botão Voltar ao topo