Cidades do RSGastronomiaNotíciasRio Grande do Sul

Concurso Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul

Inicia coleta de amostras nas vinícolas caxienses. Dia 12 de julho será o lançamento oficial da edição 2022, que marca o Jubileu de Prata do evento promovido desde 1998

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e representantes de vinícolas caxienses intensificam os preparativos para o 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul. Enquanto técnicos da pasta coletam as amostras para avaliação, o comitê organizador prepara o lançamento oficial do Concurso, agendado para o dia 12 de julho. Neste ano, que marca o Jubileu de Prata do evento, foram agregadas as categorias Vinho Suave e Espumantes. O Concurso é promovido pela SMAPA, em parceria com a Rede de Vinícolas (Revinsul) e um comitê formado por representantes de cantinas.

Nesta quarta-feira (29.06) foi realizada mais uma reunião itinerante do comitê organizador, desta vez na Vinícola Pagliosa, na Terceira Légua. O rodízio é uma novidade implementada pelo comitê com objetivo de promover maior integração entre as cantinas participantes e SMAPA. O lançamento do concurso deverá seguir o mesmo formato itinerante, com objetivo de promover as vinícolas e seus produtos. Os detalhes estão sendo ultimados e serão divulgados nos próximos dias.

Fotos: Alexandra Baldisserotto

A coleta das amostras está a cargo da equipe técnica da Secretaria. Os profissionais retiram das pipas a quantidade necessária à degustação e etiquetam provisoriamente as garrafas. Depois, para a avaliação por especialistas, a identificação será feita apenas com números, para que os degustadores não saibam qual vinho está sendo avaliado. No caso de bebidas já engarrafadas, os rótulos e formatos serão ocultados. A análise sensorial será realizada na última semana de julho. “Acreditamos que ao longo destes 25 anos, a seriedade do trabalho dos técnicos e parceiros conferiu credibilidade ao concurso” , diz o engenheiro agrônomo Flávio Hillebrand, que atua no evento desde 2005 pela SMAPA.

Segundo os técnicos, a adesão das cantinas está sendo muito positiva e o número de vinícolas participantes deve ser o maior dos últimos quatro anos. As amostras inscritas também devem superar as edições mais recentes. No ano passado foram 178. “Por esta ser uma edição especial, o comitê criou incentivos como por exemplo gratuidades na taxa de inscrição, proporcionais ao número total de amostras. Quanto mais amostras inscritas e avaliadas, melhor para a cantina e para a evolução contínua da qualidade dos vinhos, sucos e espumantes caxienses. Este é um dos objetivos do concurso”, acrescenta Hillebrand.

Outra novidade deste ano é a inserção do Troféu ou Medalha “Grande Ouro” para amostras com pontuação superior a 93, conforme critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), com sede na França. As bancas avaliadoras, que foram reduzidas durante a pandemia, devem voltar a ter sete membros cada ou mais. “Está havendo um grande interesse dos enólogos e especialistas em participar da degustação, o que é um ótimo indicativo para o segmento, no sentido de agregar valor ao concurso, promover o evento e a maior divulgação dos produtos”, observa o engenheiro agrônomo Paulo Dullius, que também integra o grupo técnico da SMAPA.

As categorias são Tinto de Mesa, Branco de Mesa, Rosado de Mesa, Branco Vinífera, Tinto Vinífera, Vinífera Engarrafado, Vinho Suave, Espumante (Brut, Extra Brut e Nature), Espumante Moscatel e Suco de Uva. As bebidas premiadas receberão troféus e poderão ser comercializadas com o Selo do Concurso (Grande Ouro, Ouro, Prata ou Bronze) correspondente à respectiva premiação. O Concurso de Caxias do Sul foi promovido pela primeira vez em 1998 para fomentar a produção das vinícolas caxienses. “Foi um dos pioneiros neste formato e vem, desde então, valorizando o segmento e incentivando o avanço permanente na qualidade dos produtos”, lembra o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.

O 25º Concurso contará com patrocínio de diversas empresas da região.

Via
Comunicação SMAPA
Fonte
Imprensa PMCS
Botão Voltar ao topo